×
HOME BELEZA BUSINESS E NEGÓCIOS CULTURA DESTINOS EVENTOS GASTRONOMIA HOTELARIA MODA PETS SOCIAL TURISMO ZILDA BRANDÃO DICAS DE VIAGEM QUEM SOMOS TV ZILDA BRANDÃO ÚLTIMAS NOTÍCIAS FALE CONOSCO
     

Whats Instagram Instagram Facebook
×
ENCONTRE SUA NOTÍCIA

ZILDA BRANDÃO

Zilda Brandão
22/04/2025 às 10:21hs


De 21 a 27 de abril, a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF) realiza a Semana da Tontura 2025, com o tema "Tontura é coisa séria". O objetivo da campanha é conscientizar a população e os profissionais de saúde sobre a necessidade de um diagnóstico preciso e um tratamento eficaz para essa condição, que pode estar associada a diversas doenças, incluindo a enxaqueca vestibular.

 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), distúrbios vestibulares são responsáveis por cerca de 30% das queixas de tontura em consultas médicas, sendo uma das principais razões para visitas ao pronto atendimento. Apesar da alta prevalência, a tontura ainda é frequentemente subestimada, o que pode atrasar diagnósticos importantes.

“A correlação entre tontura e dor de cabeça precisa ser amplamente discutida, pois esses sintomas afetam a produtividade e o bem-estar de milhões de pessoas. Nosso objetivo é ampliar esse conhecimento para que o diagnóstico seja mais ágil e o tratamento, mais eficaz”, destaca a Dra. Lívia Nôleto, otorrinolaringologista membro da ABORL-CCF e uma das organizadoras da campanha.

O que é a enxaqueca vestibular?

A enxaqueca vestibular é uma das causas mais comuns e negligenciadas da tontura, podendo afetar até 1% da população em algum momento da vida, segundo a Bárány Society, entidade internacional especializada em distúrbios vestibulares. Caracterizada por episódios recorrentes de tontura acompanhados ou não de dor de cabeça, essa condição impacta significativamente a qualidade de vida dos pacientes, interferindo em atividades cotidianas e no desempenho profissional.

“O grande problema da enxaqueca vestibular é o subdiagnóstico. Muitas vezes, o paciente passa anos buscando respostas sem saber que a tontura recorrente está relacionada à enxaqueca. Identificar esse quadro precocemente é essencial para oferecer um tratamento adequado e melhorar a qualidade de vida dos pacientes”, explica o Dr. Márcio Salmito, otorrinolaringologista e presidente da Academia Brasileira de Otoneurologia (ABON), braço acadêmico da ABORL-CCF.

Campanha promovida pela ABORL-CCF tem programação extensa

Durante a Semana da Tontura 2025, serão promovidas palestras, divulgação de conteúdos educativos e iniciativas voltadas para médicos, pacientes e a comunidade em geral. O foco será capacitar profissionais de saúde e esclarecer a população sobre as principais causas da tontura, com ênfase na enxaqueca vestibular e outros distúrbios vestibulares.

 

A Semana da Tontura 2025 é aberta a médicos, pacientes, familiares e todos os interessados no tema, sendo uma oportunidade única para aprofundar o conhecimento sobre essa condição e garantir que mais pessoas recebam o tratamento adequado.

A otorrinolaringologista e membro da ABORL-CCF e também idealizadora da iniciativa, Dra. Thays Avelino, destaca que a participação ativa de todos – médicos, pacientes e familiares – é essencial para transformar a forma como a tontura é percebida e tratada. “Queremos informar, capacitar e incentivar a busca por um atendimento médico qualificado. Por isso, reforçamos a necessidade de um olhar atento para os sintomas, garantindo um diagnóstico preciso e um tratamento eficaz o quanto antes”, explica.



Programação

 

22/04 Aula Aberta para Médicos - ABORL-CCF

às 20h 

Moderador: Prof. Fernando Ganança

Participantes: Raquel Mezzalira, Anna Paula Pires, Renato Cal e Camila Carneiro 



23/04 – Live sobre Enxaqueca Vestibular no Adulto às 20 hrs

• Moderador: Márcio Salmito

• Participantes: Mônica Alcântara, Ricardo Dorigueto e Rodrigo César Silva

 

24/04 – Live sobre Enxaqueca Vestibular na Infância às 20 hrs

• Moderadora: Letícia Boari

• Participantes: Patrícia Sens, Silvana Maziviero e Tatiana Lima

 

 

Podcast Medicina Continuada

Episódio especial com Márcio Salmito e Lívia Nolêto, discutindo a relação entre tontura e enxaqueca vestibular.




Serviço

Campanha da Tontura 2025

Data: de 21 a 27 de abril

Informações: https://aborlccf.org.br/semanadatontura/

Acompanhe: Instagram @otorrinoevoce | @abon_otoneuro | @semanadatontura

 

Sobre a ABORL-CCF

Com mais de 70 anos de atuação entre Federação, Sociedade e Associação, a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF), Departamento de Otorrinolaringologia da Associação Médica Brasileira (AMB), promove o desenvolvimento da especialidade por meio de seus cursos, congressos, projetos de educação médica e intercâmbios científicos entre outras entidades nacionais e internacionais. Busca também a defesa da especialidade e luta por melhores formas para uma remuneração justa em prol dos mais de 8.500 otorrinolaringologistas em todo o país.

 

 


Recomendamos para você:
Quarto de bebê: como organizar o ambiente para que seja funcional e bonito
Fabiani Christine dá dicas de como arrumar o quarto de recém nascido com praticidade




Tópicos: - -

ENVIE PARA UM AMIGO

Leia mais sobre ZILDA BRANDÃO

LEIA TAMBÉM:
COMENTÁRIOS


Adicione seu comentário

Nome:
Email:
Cidade e Estado:
Comentário