×
HOME BELEZA BUSINESS E NEGÓCIOS CULTURA DESTINOS EVENTOS GASTRONOMIA HOTELARIA MODA PETS SOCIAL TURISMO ZILDA BRANDÃO DICAS DE VIAGEM QUEM SOMOS TV ZILDA BRANDÃO ÚLTIMAS NOTÍCIAS FALE CONOSCO
     

Whats Instagram Instagram Facebook
×
ENCONTRE SUA NOTÍCIA

BELEZA

Zilda Brandão
26/01/2023 às 18:45hs


De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de intestino é o terceiro mais incidente na população brasileira. São aproximadamente 40 mil novos casos diagnosticados por ano, entre homens e mulheres. Desses, cerca de 30% ocorrem devido a fatores comportamentais, como a alimentação errada e falta de atividade física.

A Dra. Elaine Dias JK, que é PhD em endocrinologia pela USP e membro ativa da sociedade de metabologia e endocrinologia, explica que entre os fatores de risco estão: idade avançada, histórico familiar de câncer de intestino ou pólipos, tabagismo, consumo excessivo de álcool, dieta rica em carne vermelha e processada, comida gordurosa, pouco consumo de frutas, vegetais e fibras.

A médica ressalta alguns sinais que podem estar relacionados à doença, que precisam de tratamento o quanto antes. “As manifestações clínicas do câncer de intestino variam de acordo com a localização do tumor e do estágio da doença”, explica. Entre os sinais e sintomas mais comuns, estão:

- Mudanças no hábito intestinal, como diarreia ou constipação;

- Sangue nas fezes ou fezes escuras;

- Dor abdominal ou cólica;

- Perda de peso sem motivo aparente;

- Fadiga e fraqueza;

- Inchaço ou sensação de plenitude abdominal;

- Náuseas e vômitos;

- Anemia ferropriva (deficiência de ferro).

A Dra. Elaine ressalta, ainda, que é importante notar esses sinais e sintomas, eles também podem ser causados por outras condições médicas e não necessariamente indicam câncer de intestino. “É fundamental consultar um médico se estiver com quaisquer desses sintomas, para que possa ser feita uma avaliação adequada e, se necessário, realizar exames mais específicos, como a colonoscopia, que permite a visualização do interior do cólon e é considerado o melhor método de screening para câncer de intestino”, explica.

A médica esclarece que a recomendação atual para esse exame é que as pessoas façam a partir dos 50 anos de idade. “No entanto, se houver histórico familiar de câncer de intestino ou pólipos, é recomendado começar a fazer o screening a partir de uma idade mais jovem, geralmente aos 40 anos ou 10 anos antes da idade em que o membro da família foi diagnosticado, o que ocorrer primeiro”, finaliza.

 

Sobre a Dra. Elaine Dias JK

A Dra. Elaine Dias JK é médica endocrinologista e metabologista, com PhD em endocrinologia pela USP, membro ativo da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, onde também atuou como professora no curso de USG de Tireoide.

Em sua clínica em São Paulo, na Rua Oscar Freire, incorporou profissionais especializados de sua confiança e tecnologias de última geração para cuidados com a pele, como flacidez, celulite e gordura localizada, aliando o tratamento médico com o estético em um único programa de atendimento personalizado.

 

 





Tópicos: - -

ENVIE PARA UM AMIGO

Leia mais sobre Beleza

LEIA TAMBÉM:
COMENTÁRIOS


Adicione seu comentário

Nome:
Email:
Cidade e Estado:
Comentário