FULTRACE, único trem de alta velocidade capaz de se integrar nos centros urbanos
Veículo ultraleve de alta velocidade que funciona sob colchão de ar é apresentado como solução à mobilidade interurbana nas cidades brasileiras. FULTRACE
Veículo ultraleve de alta velocidade que funciona sob colchão de ar é apresentado como solução à mobilidade interurbana nas cidades brasileiras. FULTRACE é uma solução competitiva e de rápida implantação, que além de trazer benefício social, apresenta investimentos e custos operacionais muito menores que às soluções disponíveis.
FULTRACE uma solução à mobilidade urbana
Executivos da TACV-Brasil, da TACV Engineering France, da CELDUC, do IFSTTAR (Instituto Francês das Ciências e Tecnologias de Transportes, da Organização do Território e das Redes de Transporte), em parceria com a USP -Departamento de Engenharia Aeronáutica de São Carlos, reuniram-se nesta sexta-feira (03/10) em São Paulo com representantes dos governos federal, estadual e municipal e empresários da área de transportes públicos, para uma apresentação do FULTRACE (Fast Ultra-Light, Tracked Air Cushion Equipment).
Trata-se de um veículo ultraleve de alta velocidade sustentado sob colchão de ar, com capacidade para transportar mais de 400 passageiros/viagem, a uma velocidade de até 250 km/hora, o que apresenta uma oportunidade inédita para os sistemas atuais de mobilidade urbana com balanço social positivo (com o metrô, o Monotrilho, os Veiculos Leves sobre Trilhos (VLT/VLP), sem esquecer-se do Aeromovel), mas custo de infraestrutura alto, de ter um acesso direto, na mesma estação ou muito próximo, a uma linha de alta velocidade, integrada na cidade e conectando áreas fortemente povoadas e distantes.
O FULTRACE é um sistema de transporte intermunicipal, único capaz de se integrar nos centros urbanos, até uma estação de metrô, monotrilho ou Veiculo Leve sobre Trilhos (VLT), conectando-se de forma perfeita aos atuais meios de transporte urbanos usados, em cidades distantes, como Campinas, Santos, Brasília, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. "Tomando como referência o itinerário São Paulo-Americanas (distante cerca de 140 km), o veículo poderá atingir velocidade de até 250km/h sem dificuldades", conta Fabrice Daniel, diretor executivo da TACV Desenvolvimento de Sistemas de Transporte Ltda.
Com o FULTRACE é possível iniciar uma viajem no centro da cidade, com velocidades compatíveis e ao sair da área urbana atingir 250Km/h a 3mm da via, com toda a segurança necessária. "Nosso interesse é oferecer um sistema de transporte interurbano cuja extensão seja facilmente integrável com os sistemas urbanos atuais, apresentando um balanço social positivo. Para itinerários intermunicipais é uma opção mais econômica que o Metrô ou o VLT/Monotrilho e mais eficiente de que o Ônibus", explica o diretor de Comunicação da TACV-Brasil, Rodrigo Vilaça.
"Ao fazer este encontro, a TACV-Brasil, através de sua diretoria de Alianças Estratégicas deseja, além de oferecer uma excelente alternativa para o transporte de alta velocidade, iniciar negociações com os governos municipais, estaduais e federal para elaboração de propostas concretas para as cidades Brasileiras, assim como estabelecer parcerias necessárias para viabilizar a operação deste sistema", Dutra Neto
O que é o FULTRACE
O FULTRACE é um Sistema de transporte de alta velocidade, propulsionado por um motor a indução linear e guiado magneticamente sob uma via de concreto. A simplicidade do sistema permite a redução do prazo e custos de implantação e manutenção de sua infraestrutura, bem como, dos custos de operação, em comparação com os outros sistemas atualmente comercializados no mundo.
Isto é possível porque o trem é mantido suspenso sobre um colchão de ar, com propulsão elétrica de indução linear e orientação magnética. A associação de tecnologias de eficiência comprovada em escala real minimiza o peso do sistema e logo a complexidade de obras para a sua implantação. Desta forma, o Fultrace consegue atingir a maior eficiência energética, com a capacidade de superar aclives de até 10%, visto que a via do sistema é basicamente composta de uma estrutura de concreto em formato de “T” invertido.
Oferecemos à cidade de São Paulo - que está investindo cerca de R$ 1,9 bilhões para construir 51,7 Km de novos corredores de ônibus, ou seja, 36 milhões/Km - o FULTRACE que necessita de apenas 50% desse investimento, porém com um balanço social positivo (considerado nas análises do Metrô de São Paulo):
Redução de emissão de poluentes;
Redução do consumo de combustível;
Redução do custo operacional do ônibus;
Redução do custo operacional do automóvel;
Redução do custo de manutenção/operação da via;
Redução do tempo de viagens;