Istambul - uma cidade iluminada
A principal razão de Istambul ter se desenvolvido como uma grande metrópole foi o fato da sua localização geopolítica. A cidade é dividida em três partes: no lado europeu, a Península Histórica, o Distrito de Gálata a norte, e a Cidade Nova no lado asi
Por: Zilda Brandão
A principal razão de Istambul ter se desenvolvido como uma grande metrópole foi o fato da sua localização geopolítica. A cidade é dividida em três partes: no lado europeu, a Península Histórica, o Distrito de Gálata a norte, e a Cidade Nova no lado asiático.
Calcula-se que sua população seja de 13 a 15 milhões, aumentando todos os anos.
Seus monumentos históricos e as riquezas culturais pode muito bem ser comparada a Roma.
As estruturas religiosas, enfeitam ainda mais a cidade, com obras de famosos arquitetos. A cidade de Istambul é muito iluminada.
O clima é quase sempre agradável, mais em particular muito frio no inverno com vento forte.
A rua Istiklal, que faz ligação a praça Taksim e fechada para veículos, nela só transita o bondinho e pedestres. Nessa rua estão centenas de lojas que oferecem preços imbatíveis.
BÓSFORO
O passeio é indispensável, e através dele o turista vai apreciar não só a linda paisagem como também ver as belezas do Palácio Beylerbeyi, a Torre de Leandro, a Colina de Camliça. O Palácio de Verão Kuçuksu a Fortaleza de Anadolu, Fortaleza de Rumeli, a ponte do Bósforo.
Não pense em ir a Istambul para ficar apenas dois ou três dias, pois você não verá quase nada. Para conhecer a cidade, é preciso ficar por lá pelo menos uma semana, porque os pontos turísticos são muitos como: as Mesquitas, O Bazar de Especiarias, o Grande |Bazar, o bairro de restaurantes os shoppings, a praça Taksim de onde sai uma rua só para pedestres e repleto de lojas com preços acessíveis a qualquer bolso, muitos restaurantes e bares. O movimento por ali vai até altas horas da noite.
Mesquita vizinha ao Gran Bazar, Istambul
ONDE IR
O Bairro de Kumpap chama atenção pelo seu mercado de peixes e pelos restaurantes. Se você aprecia peixe fresco esse é o lugar ideal para você saborear os mariscos e peixes da cozinha turca, sem contar a animação e gente circulando por todos os lados.
O Bairro dos Bazares, e o lugar mais visitado pelos turistas, mas não pense que você conseguirá ver tudo por lá em um só dia.E preciso no mínimo 3 dias de manhã até a noite para visitar bem o Gran Bazar. São mais de 3.500 lojas pelas suas 80 ruas no interior. E pode ter certeza de uma coisa: você se encantará por tudo que ver por lá, sem contar que tomará muitos chás de maçã servido pelos comerciantes.
Gran Bazar, um verdadeiro colírio para os olhos, cores em profusão.
Cópias perfeitas de grandes grifes.
Para se situar, o Gran Bazar tem 18 entradas e as mais importantes são a Nuruosmaniye, onde você vai notar no alto do arco de entrada, uma bandeira,um livro e uma arma, já na entrada de Bayezed está a inscrição “Deus ama os comerciantes”.
As joalherias mostram em suas vitrines, jóias deslumbrantes.
Pashminas e mais pashminas com estampas vivas. Uma loucura de lindas!
Pashiminas de seda.
Qualquer coisa que for comprar pechinche bastante até chegar ao preço que você acha justo pagar.Ofereça pelo menos quarenta por cento do valor que foi oferecido. Caso não pechinche, os comerciantes se sentem ofendidos, isso já é uma tradição no Gran Bazar.
Aqui estou eu num pequeno restaurante dentro do Gran Bazar. Vesti este colete que é infantil e usam nos espaldar das cadeiras. Muito original!
Um aviso muito importante: leve sempre dinheiro trocado para pagar o taxi, muitos deles costumam dar uma enganada no troco, e dão muitas voltas antes de chegar ao local que você indicou;combine com o motorista antes de entrar e pague só o combinado. Eu fui enganada 2 vezes, mas aprendi rápido.
Tapetes e mais tapête, todos lindos
LOCAIS QUE DEVEM SER VISITADOS
IGREJA DE SANTA SOFIA
Considerada a maior e mais sagrada da cidade durante a época bizantina, hoje abriga um museu, o terceiro mais visitado de Istambul.
A Santa Sofia foi construída em 537, e até 1934, foi usada pelos mulçumanos como mesquita.
Nos séculos XIV e XV a igreja de Santa Sofia, foi danificada por terremotos e logo depois abandonada.
Após conquistar Istambul o Sultão Fatih Mehmet juntou tudo que foi preciso para salvar o que restou da igreja e transformou- a numa mesquita.
A Igreja é conhecida também como basílica de 3 naves com cúpula.
CISTERNA DE YEREBATAN
Construída o período bizantino,deve ser visitada, foi nesse local que na época se armazenava a água distribuída à cidade pelo Aqueduto de Valens.
MESQUITA AZUL
A mesquita do Sultão Ahmet, é a maior mesquita de Istambul, e sua construção teve início em 1609 pelo arquiteto Mehemet Agha
Essa é a única mesquita com 6 minaretes em Istambul e na Turquia.Sua cúpula central é redonda e a luz entra pelas suas janelas com vitrais maravilhosos.
Interior da Mesquita Azul.
MUSEU DOS MOSAICOS
Ali estão expostos mosaicos do século IV e VI, com desenhos referentes a caça e cenas mitológicas.
PALÁCIO DE TOPKAPI
É circundado por 5 km de muralhas e duas vezes maior que o Vaticano.
MESQUITA DE SOKOLLU
Construída pelo arquiteto Sinan merece uma visita.
Mesquita de Fatih, Mesquita Zeyrek, Mesdquita Bayezid,Mesquita de Schzade, Mercado de Especiarias, Bairro do Fatih, o Tunel.
Atenção: o café da manhã em todos os hotéis é um verdadeiro almoço, saladas,doces,diversos tipos de pães,sucos omeletes,ovos cozidos,carne, sanduiches,yogurt,geléias etc.
Não deixe de entrar numa das inúmeras casas de doces de Istambul. São inacreditáveis, e você não vai resistir.
Prefira sempre viajar durante a primavera ou verão apesar do calor ser intenso)é bem melhor que durante o inverno sempre chuvoso, com muito vento e húmidade.
Loja especializada só em doces.
Uma alegria para quem quer uns quilinhos a mais.
O pão do restaurante Konaki é feito na hora, nna frente do cliente.
Crédito: www.visitistanbul.org
Matéria relacionada:
Luxo em Istambul, Turquia