São José do Barreiro, destino une história, gastronomia e ecoturismo.
Cercada pela Serra da Bocaina, a cidade paulista que faz divisa com o estado do Rio Janeiro, foi parada de tropeiros que buscavam em Goiás o ouro e pedras preciosas do garimpo, passando depois a ser uma das grandes produtoras de café, abrigando ainda hoje fazendas históricas do período do Império. A Fazenda São Francisco, a Pau D’allho e a da Barra, são algumas abertas para visitação, mantendo em boa parte, a originalidade da época.
No centrinho, com casarios que datam do Século XVIII, que cercam a praça da igreja matriz, que mantem seu coreto e muitos bancos espalhados e que é palco para apresentações culturais como rodas de viola caipira, estão dois dos melhores restaurantes locais. O Coroné, é uma hamburgueria e pizzaria, com receitas diferenciadas e bem servidas, o Restaurante Rancho, oferece a chamada “comida raiz”, com pratos típicos regionais, incluindo a farofa de iça, uma iguaria que atravessa séculos herdada dos indígenas, doces caseiros, tudo servido fartamente; já para quem gosta de culinária contemporânea e assinada, o Bistrô Pirilampo encravado no meio da serra serve pratos conceituais em porções são minimalistas.
Quem gosta de cachoeiras, as opções são várias e com vários graus de dificuldade de acesso e a Serra que emoldura a cidade, deixando São José do Barreiro ainda mais charmosa, tem ponto de salto para asa delta e paraglider.
Há várias pousadas, algumas em casas centenárias e um hotel – Porto Bocaina – á beira da Represa do Funil, com estrutura de um pequeno resort.
Quem passa pela cidade não pode deixar de visitar o Café Mavic e trazer na mala delícias como biscoitinhos, doces, geleias, manteiga e queijo.
A Bocaina Experience é uma agência receptiva local, excelente para quem quiser fazer passeios guiados e conhecer mais á fundo a história local.