Parece mentira, mas não é! Conheça fatos curiosos sobre a Nova Zelândia
Aproveitando que 1º de abril é o Dia da Mentira, o Turismo Nova Zelândia reuniu algumas verdades sobre o país que, à primeira vista, parecem mentira! Confira abaixo alguns fatos curiosos para te ajudar a conhecê-lo melhor o país.
Aproveitando que 1º de abril é o Dia da Mentira, o Turismo Nova Zelândia reuniu algumas verdades sobre o país que, à primeira vista, parecem mentira! Confira abaixo alguns fatos curiosos para te ajudar a conhecê-lo melhor o país.
=
A Nova Zelândia tem mais ovelhas do que pessoas
Não, não é brincadeira. A criação de ovelhas representa uma importante atividade econômica no país e, em 2007, a FAO/ONU (Organização para Alimentação e Agricultura da Organização das Nações Unidas) contabilizou que para cada habitante havia cerca de 10 ovelhas.
Crianças cercadas por ovelhas em Nelson Tasman, na Ilha Sul - Crédito Miles Holden
Hoje essa diferença é menor e se estima que são 7 ovelhas para cada humano. E não é só isso: a Nova Zelândia também tem mais vacas que humanos.
Apenas 5% do país é ocupado por humanos
Agora fica mais fácil entender por que há tantas ovelhas e vacas no país! A Nova Zelândia tem cerca de 4,5 milhões de habitantes e é um dos países menos populosos do mundo.
Aoraki Mount Cook National Park na Ilha Sul - Crédito Rob Suisted
Seu território é extremamente preservado e, por isso, o país é conhecido por sua fauna e flora abundantes e pelo cuidado com meio ambiente.
Não importa o lugar que você está, sempre estará "perto" do mar
Aquela velha definição de ilha que aprendemos na escola - um pedaço de terra cercado de água por todos os lados - fica evidente na Nova Zelândia. No país é impossível ficar a uma distância maior do que 150 quilômetros do mar.
Praia de águas quentes em Coromandel, na Ilha Norte - Crédito: Matt Crawford
Pode até parecer bastante, mas um morador de Belo Horizonte, por exemplo, precisa percorrer cerca de 500 quilômetros para chegar ao litoral.=
Personagens do Hobbit já estamparam moedas locais
Em 2012, quando foi lançado o filme "O Hobbit: Uma Jornada Inesperada", o país estampou moedas com personagens do filme. E essas moedas não eram meramente ilustrativas! Elas eram válidas na prática e aceitas nos estabelecimentos comerciais.
Hobbiton, na Ilha Norte, é atração imperdível para fãs dos filmes - Crédito Matt Crawford
A Nova Zelândia ainda conquistou a exclusividade para uso dos personagens na moeda. Nada mais justo, afinal o país foi locação dos filmes e até hoje mantém a vila dos hobbits, Hobitton, que é aberta para visitas.
Taumatawhakatangihangakoauauotamateaturipukakapikimaungahoronukupokaiwhenuakitanatahu é uma colina
Mais do que isso, essa palavra enorme é a maior em língua inglesa para nomear uma localização geográfica, segundo o Guinness World Records. Com 85 caracteres, ela praticamente resume uma história, já que significa "o local onde Tamatea, o homem com joelhos grandes, que escorregou e engoliu montanhas, conhecido como 'comedor de terra', tocou flauta para sua amada".
Para simplificar, a colina, que fica na baía de Hawke (Ilha Norte), ganhou o apelido de Taumata. O local de nome difícil é excelente para tirar fotos, mas fica em uma propriedade privada, então é preciso ter permissão para entrar.
Sobre o Turismo Nova Zelândia (TNZ)
O Turismo da Nova Zelândia (TNZ) é a organização responsável pela divulgação do país como destino turístico no mundo e conta atualmente com 14 escritórios em 12 países