BOFETE - UM EXCELENTE PASSEIO NO INTERIOR DE SÃO PAULO. Por: Ellen Saraiva
Bofete está ás margens da Rodovia Castelo Branco a 180 km de São Paulo É uma cidadezinha do interior, com vida calma, onde, sentar em um banco da praça principal, ouvindo o canto dos pássaros enquanto assiste um lindo p
BOFETE - UM EXCELENTE PASSEIO NO INTERIOR DE SÃO PAULO
By Ellen Saraiva
Prefeito e assessores marcaram presença na 45ª Abav Expo, quando divulgaram as singularidades do município paulista no meio turístico.
Bofete está ás margens da Rodovia Castelo Branco a 180 km de São Paulo É uma cidadezinha do interior, com vida calma, onde, sentar em um banco da praça principal, ouvindo o canto dos pássaros enquanto assiste um lindo pôr do sol, ou ainda, prosear com alguns sitiantes que ficam negociando seus produtos da roça por ali. As histórias sobre Bofete começam com os imigrantes italianos e seus descendentes mantém a tradição da hospitalidade até os dias de hoje.
Entre tantos fatos curiosos destacam-se formações rochosas peculiares, entre elas a das "Três Pedras" onde pode-se praticar o rapel, sendo o percurso até o local feito por estrada de terra batida. Vista de longe, a tríade delineia os pés do 'Gigante Adormecido' e constitui evento geológico único no mundo. O Diretor de Turismo da Cidade José Antonio Nicola afirma também que a cidade é um destino esotérico pela característica da carga energética da rochas por lá.
As Três Pedras são cheias de mistérios, contos e lendas, que levam a imaginação ao extremo, sendo que muitos místicos dão diversas versões a esses fatos. Também serviram de morada para os antigos bandeirantes e jesuítas.
Faça um passeio ecológico pelo vale das Três Pedras, passando por antigas fazendas de café, propriedades que ainda mantém as características do começo do século passado.
Paisagens de tirar o fôlego e cachoeiras estão entre as atrações no passeio a Bofete. Estes passeios podem ser feitos de buggy.
Durante os passeios os turistas conhecem um pouco do cotidiano dos charmosos sítios, comem pães e outras delícias caseiras , compram produtos orgânicos feitos na região enquanto admiram o lindo visual da natureza na região. O lugar é também cheio de lendas, uma delas diz que jesuítas esconderam ouro no pé do gigante.
O turista pode visitar as fazendas centenárias dos tempos áureos do café e fazer caminhada ecológica pelo Vale do Estreito, com cachoeiras.
O nome "Bofete" foi dado à cidade por causa de um morro que se encontra no município. Segundo se conta, havia no morro uma pequena câmara escavada na rocha, onde os tropeiros que viajavam de Minas Gerais ao Paraná costumavam guardar alimentos não perecíveis e água fresca para seus colegas que utilizavam a mesma rota. Este acordo, perdurou, na região, até o início do século XX e determinou, assim, que o nome do dito relevo fosse "Morro do Buffet", que, em francês, quer dizer, literalmente, "aparador de comida".
A denominação foi abrasileirada para Bofete que até ali se chamava "Samambaia", "Freguesia do Rio Bonito" e "Bofete" que pertenceu a Botucatu e também aTatuí, até se emancipar como vila.
Durante o ano todo, Bofete tem um calendário de eventos populares que atraem visitantes de diversos pontos do Estado. O destaque para a Festa do Divino, a Festa da Padroeira, o aniversário da cidade, o Festival Carreirinho de Música Raiz, entre outros eventos.
O visitante também encontra uma trilha de 1200 metros, com sinalização e eco referências. O local é plenamente apropriado para acampamento.