Procolombia é destaque em sua primeira participação no WTM Latin America
A Procolombia, organização governamental focada em promover o turismo, as exportações e os investimentos da Colômbia, participou de 22 a 24 deste mês, do W
Em sua participação, a Procolombia destacou os destinos de sol e praia, cruzeiro, aventura e natureza
A Procolombia, organização governamental focada em promover o turismo, as exportações e os investimentos da Colômbia, participou de 22 a 24 deste mês, do WTM Latin America 2015, uma das principais exposições da indústria de viagens da América Latina. “Foi uma oportunidade maravilhosa. Consegui encontrar muitos clientes e conversar com operadores interessados no destino Colômbia”, afirmou Maria Luisa Londoño von Thuronyi, diretora de mercado internacional da Gema Tours, presente no stand da Procolombia, juntamente com All Reps, Grayline, Contactos e Panamericana de Viagens.
Na feira, a Procolombia apresentou seus destinos de sol e praia, como Cartagena, Santa Marta, San Andrés e Providencia. Na cultura, destacou Bogotá e Medellín e a Paisagem Cultural Cafeeira, Patrimônio da Humanidade desde 2011. A Paisagem Cultural Cafeeira permite que os turistas conheçam de perto o processo de fabricação de café e descubram ainda a cultura do café de cada um dos municípios.
Como parte do destino natureza e aventura, Caño Cristales, no departamento de Meta, no leste do país, foi um dos destaques com as cores originais do rio e suas ofertas em pesca esportiva. Da mesma forma, a Colômbia aproveitou a participação na WTM para promover o produto cruzeiros, um dos preferidos dos brasileiros. Não podemos esquecer que Cartagena é o principal porto de passageiros do país vizinho e registrou em 2014 a entrada de 314.207 cruzeiristas.
Em 2013, esse número era de 306.694 passageiros. Para a oferta de cruzeiros, o Brasil é um dos mercados mais importantes, como 60% de embarque. Para cruzeiros de nicho, em Santa Marta, o número de viajantes aumentou de 3.038 para 6.075. Destaca-se também a nova oferta da Colômbia: a costa do Pacífico, que no ano passado, abriu com a chegada da Prata Explorer. Finalmente, para turismo de incentivos, destaque para Bogotá, Cartagena e Paisagem Cultural Cafeeira.
Em 2014, foram registrados 124.712 turistas brasileiros na Colômbia. Um aumento de 39% em comparação com o ano anterior, onde os visitantes brasileiros foram 89.753. Os cinco destinos mais populares foram Bogotá, Cartagena, Medellín, Cali e San Andrés. Para Medellín, destino conhecido pela sua infraestrutura e capacidade para grandes eventos, o aumento foi de 262,2%, subindo para 3.095 viajantes. Setembro de 2014 foi o mês com maior número de brasileiros na Colômbia, com um valor de 12.721 viajantes.
Os brasileiros que viajam para a Colômbia têm a sua disposição 29 voos semanais, saindo de São Paulo, Rio de Janeiro e Fortaleza. Estas frequências compreendem uma oferta de 5.970 lugares por semana.
Geral do Turismo na Colômbia:
A Colômbia tem 928 voos internacionais, 137.008 assentos disponíveis e 22 diferentes companhias aéreas que operam internacionalmente.
Em 2014, um total de 1.967.814 turistas estrangeiros passou pelo País. Isso representa um aumento de 14% em relação ao ano anterior.
Estados Unidos e países da América do Sul são mercados que emitem o maior número de viajantes estrangeiros a não residentes na Colômbia. Estados Unidos é o primeiro, seguido por Venezuela, Equador, Brasil e Peru.
Bogotá, Cartagena, Medellín, Cali e San Andrés são as cidades que mais recebem viajantes.
Para a promoção de Sol e Praia como destino, Procolombia identificou oportunidades em países como Brasil, Alemanha, EUA, Espanha, Itália, Costa Rica e Equador.
Para reuniões ou convenções, países como Brasil, Canadá, Espanha, EUA, México, Peru, Porto Rico e no Reino Unido foram destacados. Enquanto na promoção de cruzeiros, destaques para Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Espanha, México, Peru, Estados Unidos, Japão e Itália.
Sobre a Procolombia
A Procolombia é uma organização governamental focada em promover o turismo, as exportações e os investimentos da Colômbia em diversos países, nomeadamente no Brasil. Com a sua rede nacional e internacional de escritórios presta assessoria e suporte técnico para os clientes através da prestação de serviços e instrumentos que facilitam a concepção e implementação de estratégias de internacionalização, que visam criar, desenvolver e fechar oportunidades de negócios.