Aberta a temporada de rafting e outras atividades de aventura no Rio peixe em Socorro
Durante o período das chuvas que começam em janeiro e se estende até o mês de abril, o convite ideal é para a prática de atividades de aventura aquáticas e de ecoturismo, principalmente para o Rafting, modalidade mais procurada pelos turistas e ecoturistas em Socorro, inclusive, com versão noturna em noites de lua cheia. Esse encanto fica por conta do Rio do Peixe, rio principal da cidade. Sua nascente localizada em Minas Gerais, próximo aos municípios de Bueno Brandão e Munhoz, atravessa também o Estado de São Paulo passando pelos municípios de Itapira, Lindoia e Socorro, sendo este último o destino indispensável aos amantes de aventura.
Até o mês de abril as chuvas esporádicas manterão o nível do rio alto, próprio também para outras atividades como o bóia-cross, acquaride e canoagem duck.. Todas possuem trajetos com níveis de dificuldades diferentes e adequados, para que todos possam desfrutar das atividades, como pessoas iniciantes, experientes ou toda a família. Algumas das atividades também podem ser realizadas por crianças a partir de 8 anos de idade, com destaque para o tombo na água, um percurso de arvorismo no lago construído no nível da água e o rafting de 4 km, quando as corredeiras pelo nível da água, atingem a classe II e II+.
Entre os parques de aventura que oferecem atividades aquáticas estão o Parque Ecológico do Monjolinho, Campo dos Sonhos, Aui Mauê Rafting, Rios de Aventura e PróximAventura/Canoar. A variação de preço é de acordo com a modalidade e serviço oferecido, pois cada empresa tem seus diferenciais.
Atividades de Aventura na água:
- Acqua-Ride: Descida com percurso de até 4 Km no Rio do Peixe, em botes individuais, onde o praticante posiciona-se de peito, utilizando os braços e mãos como leme; Para esta modalidade são oferecidos equipamentos de segurança: colete, capacete, luva palmar e canelo-joelheiras - proteção para as pernas.
- Bóia-cross: Ótima opção para quem esta iniciando. O praticante controla sua própria bóia em um percurso tranqüilo, com apreciação do rio e da natureza ao redor; Também conta com colete e capacete.
- Canoagem com Duck: Percurso de 4 Km realizado no rio utilizando um caiaque inflável; Exije um certo preparo físico do participante.
- Rafting de 4km / mini ráfting: Com um percurso de 4 Km, o mini rafting é realizado em um trecho com corredeiras mais tranquilas porém muito divertidas também, é um percurso muito procurado por famílias que tem crianças de até 10 anos de idade. Neste percurso, além do belo visual natural, todos os participantes são convidados para uma flutuação com o colete em trecho bem calmo do rio para que todos relaxem um pouco também. Freqüentemente são observados capivaras e diversos pássaros neste percurso;
- Rafting: Percurso mais procurado desta modalidade, com 7 Km de extenção e com trechos em que predominam corredeiras de classificação variada o grau de dificuldade é crescente e as corredeiras do rio do Peixe são classe II+, III, III+, podendo chegar a classe IV e IV+ em dias de rio cheio. Grandes desníveis intercalados por alguns trechos de remansos fazem do Peixe um dos rios mais desafiadores de SP. Nos trechos de calmarias, já se aproveita para curtir o belo visual e de se fazer a flutuação com o coletes para relaxar um pouco. Essa atividade também é realizada em noites de lua cheia em algumas operadoras.
- Tombo na água: Obstáculos do arvorismo realizados em um lago no nível da água.
- Eco Boat: Passeio de Banana Boat puxado por uma lancha por um percurso de aproximadamente 1.500 mts ( 30 minutos). Praticado no Rio do Peixe o passeio tem duração média de 30 minutos e é indicada para toda a família e crianças acima de 8 anos. Quem não quiser se molhar na banana boate, pode ir na lancha que o puxa, observando a fauna e flora do passeio.
Serviço cidade de Socorro:
Como chegar:
SÃO PAULO SOCORRO
Opção: Fernão Dias até Bragança Paulista, seguindo para Socorro pela Rodovia Capitão Barduíno;