Ilhas Seychelles - Sombra, sol, água fresca e sustentabilidade
0
Quem não quer sair da rotina e passar um tempo relaxando em uma bela Ilha?! Devido à grande atração que as ilhas exercem sobre os turistas e o turismo em massa, as riquezas naturais destes lugares acabam comprometidas. Por isso, estas e outras situações têm contribuído para o crescimento do turismo sustentável e de outras formas de turismo alternativo. Muitos defendem um modelo sustentável de desenvolvimento do turismo para as ilhas e demais regiões isoladas de modo a causar menos danos no ambiente e beneficiar mais as comunidades das áreas de destino.
As ilhas Seychelles, que são compostas por vários arquipélagos, abrigam uma gama enorme de espécies únicas desta região e se preocupam muito em preservá-las. A nação possui um programa de preservação natural que contempla 57% do seu território e perde só para a Nova Zelândia neste quesito. Seychelles tem o orgulho de ter o Parque Nacional Ste. Anne Marin, a primeira reserva marinha no Oceano Índico a assegurar a preservação dos recifes de coral e da vida animal.
Praia de Desroches
http://www.panoramio.com/photo/8288369
Muitas das propriedas presentes nas ilhas também abraçam a causa e asseguram a preservação. O Hotel Desroches, que ocupa o território da ilha de Desroches, possui um aquário onde se pode contemplar as espécies marinhas únicas desta região, além de preservar as barreiras de corais presentes nas suas praias.
Vila em Desroches
http://www.panoramio.com/photo/14275350
Outra Ilha que se preocupa em manter seu patrimônio natural é Barbados. Em 2011, a Organização das Nações Unidas convidou Barbados a integrar o painel Alto Nível sobre Sustentabilidade Global, assim como o Brasil. Além disso, muitos hotéis em Barbados praticam ações de proteção às tartarugas. Alguns Hotéis e também algumas atrações possuem o selo Green Globe, que é um certificado de turismo sustentável.
Labriz, Silhouette, Seychelles
http://www.panoramio.com/photo/19816608
Então na próxima visita a umas dessas ensolaradas e deslumbrantes ilhas, além do protetor solar não se esqueça de cuidar do meio ambiente!
Katerre
A Katerre Expeditions realiza cruzeiros pela Amazônia e oferece aos seus passageiros os encantos de uma das maiores riquezas naturais do mundo, com charme e conforto. Porém a Katerre também se preocupa em conscientizar e preservar a Amazônia. Ajuri é o termo indígena utilizado para designar trabalhos coletivos ou em benefício da sociedade. Ajuri Katerre é o programa de voluntariado da Expedição Katerre para quem quer aprender e contribuir com o desenvolvimento sustentável do turismo na Amazônia. Tanto em hotéis como no turismo embarcado dos cruzeiros fluviais, o programa de voluntariado da Katerre busca agregar conhecimento e ajudar na preservação da maior floresta do mundo!
Volunturismo
Que tal combinar prazer com responsabilidade social? É isso que oferece o programa volunturismo. Com ele, além de conhecer novos lugares e uma nova cultura durante sua visita à Jordânia, você também poderá tocar a vida das pessoas que vivem ali.
A UTA - United Travel Agency - oferece pacotes que incluem a participação do passageiro em alguns programas de voluntariado em diferentes instituições e causas. A escolha destes programas depende do que o cliente deseja. Uma das instituições é a ONG Al Shajarah que tem como missão promover o reconhecimento das árvores como sendo fundamental para o equilíbrio ecológico e a realização do desenvolvimento sócio-económico sustentável. A iniciativa visa aumentar o número de árvores no Reino da Jordânia e mudar a percepção pública em relação ao ambiente.