Turistas estrangeiros descobrem o Brasil pelo celular
0
Tecnologia desenvolvida pela Embratur permitirá que informações, mapas e dicas turísticas de cidades brasileiras sejam acessadas gratuitamente nos aeroporto
Ao desembarcar nos principais aeroportos do Brasil, o turista estrangeiro poderá obter informações turísticas, pelo celular, sobre a cidade visitada. O Ministério do Turismo (MTur), por meio da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), desenvolveu um aplicativo que permite acesso rápido a informações sobre patrimônio e arquitetura, atrações culturais, atrações ao ar livre, lazer e compras. Além disso, o guia disponibiliza fotos e rotas de acesso por meio do Google Maps, no qual o visitante poderá identificar os atrativos mais próximos.
“O uso das novas tecnologias é um aliado importante para melhorarmos os serviços prestados aos turistas, com rapidez e qualidade de informação. Além disso, contribui para quebrar velhos paradigmas sobre o Brasil e reforçar a imagem do país moderno que somos”, afirma o Ministro do Turismo, Luiz Barretto.
Além de apresentar aos visitantes a diversidade cultural e natural dos destinos brasileiros e reforçar a imagem do Brasil como um destino moderno, o objetivo é facilitar a estadia do estrangeiro no país, desde a chegada ao aeroporto, e ampliar a visibilidade do Brasil como destino turístico global. O visitante também poderá baixar a ferramenta antes da viagem, ainda em seu país, via Internet, pelo endereço www.embratur.gov.br/mobile ou pelo seu computador pelo endereço www.braziltour.com/mobile.
Totens informativos serão instalados nas salas de desembarques internacionais dos aeroportos - nos idiomas inglês e espanhol - para auxiliar os estrangeiros sobre como instalar e utilizar a ferramenta. Para modelos iPhone, o aplicativo deverá ser acessado pela Apple Store; já os celulares com tecnologia JAVA poderão baixar as informações via página WAP (Internet do celular). A tecnologia está disponível em português, inglês e espanhol e, além de todas as informações sobre o destino, o turista estrangeiro também terá um guia de conversação disponível para auxiliá-lo na comunicação em português.
A Embratur utiliza ainda outras estratégias de comunicação digital na promoção do Brasil como destino turístico no exterior, como publicidade online, relacionamento via web com operadores de turismo, agentes de viagens e jornalistas internacionais, e participação em redes sociais como Facebook, Twitter, FourSquare e Flickr.
Fernanda Helena Costa e Silva
Coordenadoria dos Destinos e Produtos Turísticos – CDDPT
SECRETARIA DO TURISMO DO ESTADO DO CEARÁ – SETUR
Tel: (85) 31014684
Fax: (85) 31014667
Cel: (85) 87773739
E-mail: fernandah@setur.ce.gov.br