Balmain Verão 2020: os anos 80, um sopro de otimismo e inclusão
Destacando mais uma vez a inseparável ligação de Olivier Rousteing da música com a moda, o desfile do Verão 2020 masculino da Balmain se integrou a programação da Fête de la Musique parisiense, a tradicional celebração do solstício de verão no Hemisfério
Destacando mais uma vez a inseparável ligação de Olivier Rousteing da música com a moda, o desfile do Verão 2020 masculino da Balmain se integrou a programação da Fête de la Musique parisiense, a tradicional celebração do solstício de verão no Hemisfério Norte.
Refletindo um desejo do estilista de democratizar e modernizar a moda, a apresentação aconteceu ao ar livre na noite de 21 de junho e foi aberta ao público, uma mistura do exército de seguidores da marca, imprensa, celebridades e fãs de música, com mais de 2 mil convidados. O desfile-show aconteceu no Jardin des Plantes, o jardim botânico criado em 1635 pelo rei Louis 13.
"Enquanto meu time e eu planejávamos a apresentação, pensávamos em fazê-la simples, focando numa mensagem clara: nossa crença na possibilidade de um futuro mais feliz e inclusivo", explica Olivier. "Os sonhos de moda não deveriam ser limitados a apenas um pequeno grupo. A moda precisa ser inclusiva e aspiracional", afirma.
Na passarela-palco da marca, o começo dos anos 80 serve de inspiração. Pense em cores em tons pastel, jeans suaves, padronagens gráficas monocromáticas, uma pitada de futurismo e uma alfaiaria que evoca o "Gigolô Americano".
"Sinto a mesma energia e otimismo da época começando e impulsionar mudanças necessárias, ao mesmo tempo em várias novas plataformas de entretenimento, como Apple TV Netflix e Amazon, também passam a oferecer novas possibilidades", continua o estilista. "Nossos artesãos confiam em técnicas clássicas para criar peças incríveis que não buscam apenas replicar as glórias do passado. Ao contrário, elas preparam para um futuro empolgante."
A apresentação, que contou com atrações, como o projeto francês Gesaffelstein, teve toda sua renda destinada à (RED), instituição de desde 2006 vem se dedicando ao combate à AIDS. As doações dos convidados, assim como a arrecadação proveniente da venda de ingressos, de souvenirs do evento, comida e bebida, serão revertidas em prol da luta pelo fim do HIV e da AIDS.
Entre os parceiros do evento que fizeram possível este festival de moda e música estão empresas, como a Diamond Foundry, líder nos Estados Unidos em diamantes criados em laboratório, Puma, Balmain Paris, L'Oréal, Alterfood, Au Top, Bagnard, Cyril Lignac, Hxouse, Le Bar, Stohrer e Urban Act.