Kanimando: moda cheia de negritude no Cara e Cultura Negra 2008
0
Kanimando significa Deslumbrante. Por isso o termo empresta nome à 1ª SEMANA BRASILIENSE DE MODA E BELEZA DA RAÇA NEGRA, que acontecerá dentro da programação do Festival Cara e Cultura Negra 2008. Um encontro sob a coordenação da Faculdade de Moda AD1, com programação inédita elaborada em conjunto com a Prefeitura do Setor de Diversões Sul, a ONG Nossa Marka e Griô Produções.
Serão cinco dias de oficinas, apresentações e palestras com o objetivo de valorizar a beleza negra. Além de contraponto à recorrente ditadura estética que ainda insiste em ditar padrões de beleza excludentes, a semana de moda apresentará ao público da capital algumas das inúmeras alternativas nos processos de criação da moda afro-brasileira.
A diversidade de cores, texturas e particularidades do continente africano serão apresentadas por profissionais da moda, artesãos, professores e universitários, e acompanhada por curiosos e amantes da beleza singular brasileira.
As palestras apresentarão a história da moda afro-brasileira, desde o continente africano, seus grafismos, significados e estamparias, até os dias atuais. Da produção da diáspora africana no mundo em solo brasileiro aos últimos lançamentos da indústria cosmética para esta etnia.
A 1ª SEMANA DE MODA E ESTÉTICA DA RAÇA NEGRA visa desenvolver autênticos referenciais, assim como valores éticos e estéticos, distantes da mídia massificadora de opiniões e costumes, convidando o público a conhecer toda essa riqueza que poderá ser vista, apreciada e apreendida.
O Festival Cara e Cultura Negra 2008,