Ramada Plaza Macaé aposta no ouro branco para a temporada de verão
A cidade de Macaé, no Rio de Janeiro, foi escolhida em 1978 para ser sede da Petrobras na bacia de Campos, uma imensa região petrolífera, que explora o chamado Ouro Negro
Foto: Ramada Plaza Macaé
Ramada Plaza Macaé aposta no ouro branco para a temporada de verão
A cidade de Macaé, no Rio de Janeiro, foi escolhida em 1978 para ser sede da Petrobras na bacia de Campos, uma imensa região petrolífera, que explora o chamado "Ouro Negro". No início, quando ainda não existia o pagamento de royalties, a agricultura e a pescaria dominavam a economia da cidade que fica a três horas da capital fluminense, na região nordeste do Estado.
Foto: Kaná Manhães - Divulgação Prefeitura de Macaé
Com a aprovação da Lei do Petróleo, em 1997, os royalties passaram a ser relevantes para as cidades produtoras, e Macaé consolidou a imagem de capital nacional do petróleo. Sua população pulou do patamar de 40 mil na década de 1970 para mais de 200 mil habitantes atualmente.
Mas, nos últimos anos, a produção de petróleo da bacia de Campos deixou a marca dos 2 milhões de barris por dia em 2011, auge da sua produção, para cerca de 1,4 milhão de barris diários atualmente. O preço do petróleo caiu pela metade e os leilões de áreas para exploração foram interrompidos.
Foto: Rui Porto Filho - Divulgação Prefeitura de Macaé
A cidade passou de 163 mil postos de trabalho, em 2012, para 120 mil este ano, essa é a grande mazela da crise. Para os empresários, os investimentos para recuperação de poços da Bacia de Campos e a retomada dos leilões do governo podem trazer esperança para a cidade. A cada sonda instalada na bacia, mil empregos são gerados, e com o recente leilão anunciado essa semana, pode existir uma retomada do maior gerador de empregos diretos da cidade.
Foto: Romulo Campos - Divulgação Prefeitura de Macaé
Com a volta dos leilões e a expectativa da exploração de novos campos de petróleo, a previsão é de que em no máximo dois anos a cidade volte a gerar mais empregos e a receber royalties mais expressivos.
Foto: Kaná Manhães - Divulgação Prefeitura de Macaé
Sabendo que as oscilações econômicas são sazonais, a Vert Hotéis inaugurou, no ano passado, o Ramada Plaza Macaé, que apostou na cidade e abriu as portas justamente no momento mais oportuno. O hotel iniciou as operações em um semestre de crise e agora avança em passos largos para o ponto de equilíbrio.
Foto: Ana Chaffin - Divulgação Prefeitura de Macaé
Uma das ações desenvolvidas pelo gerente geral do hotel foi apostar no “Ouro Branco”, que é o turismo. Macaé possui um extenso, belo e preservado litoral, uma região serrana praticamente inexplorada com belíssimos rios, cachoeiras e estradinhas rurais, várias atrações históricas, boa gastronomia, ótima rede de serviços e guarda o fantástico Arquipélago de Santana, que fica a aproximadamente oito quilômetros da costa.
Foto: Kaná Manhães - Divulgação Prefeitura de Macaé
O lugar oferece praias virgens, cercadas pelas ilhas de Sant’Anna, do Francês e o lhote Sul. Considerado um parque municipal e uma APA – Área de Proteção Ambiental, é um verdadeiro Santuário Ecológico.
Os meses de dezembro, janeiro e fevereiro sempre foram de ocupação fraquíssima na cidade, em função da queda brusca do turismo corporativo. Por meio de parcerias, o Ramada Plaza Macaé fez um trabalho agressivo de promoção e divulgação e apostou fortemente na divulgação dos atrativos turísticos do município.
Foto: Luiz Bispo - Divulgação Prefeitura de Macaé
Em vez de apenas esperar pela volta do Ouro Negro, investiu no Ouro Branco e obteve taxas de ocupação surpreendentes para o hotel, nesses meses. Isso permitiu um equilíbrio e agora que a economia volta a se recuperar, o Ramada Plaza Macaé vê a atual temporada com mais ânimo.
Segundo o gerente geral Eduardo Ragassi, a expectativa é obter um incremento de 25% a mais de hóspedes em relação a ultima temporada. Três fatores são importantes para esse bom resultado: o destino é seguro, tem atrativos diversificados, praias com pouco movimento e com índices de balneabilidade em 100% e os preços praticados em relação aos concorrentes são mais de 50% mais baratos.
Foto: Ana Chaffin - Divulgação Prefeitura de Macaé
Além disso, visitar as praias do Pecado, dos Cavaleiros, a Lagoa de Imboassica, o Arquipélago e Sant’Anna ou banhar-se e refrescar-se nas cachoeiras do Escorrega, da Bicuda e Estrela do Glicério, são atrações novas para consumidores ávidos por novos destinos turísticos.
Foto: Ramada Plaza Macaé
Outro destaque são os esportes de aventura, como Kitesurf, surf e Jet ski. No final da tarde também são indicados passeios e caminhadas no calçadão.
Foto: Ramada Plaza Macaé
O Ramada Plaza Macaé tem tarifas especiais para os meses de verão, de dezembro a fevereiro. O Hotel que é também Pet Friendly oferece academia, piscina, sauna, bar e apartamentos com ar condicionado, wi-fi, estacionamento e um serviço personalizado.
Aliado a isso, o Macaé Convention & Visitors Bureau também estará desenvolvendo novas atrações para a temporada de verão 2018.
Mais informações (22) 3737-0560 ou reservas.rpm@verthoteis.com.br / www.verthoteis.com.br
Fonte: Assessoria de Imprensa