A gastronomia no festival Cara Irlanda
0
O Boxty a panqueca de batata irlandesa e o "Irish Stew", o guisado de carneiro com legumes, são os destaques da gastronomia no festival Cara Irlanda, de 17 a 27 de março no O'Malleys,
O Boxty esta panqueca de batata, típicamente irlandesa, servida com diferentes recheios (Beef & Guinness, Pork & Cabbage, Salmão & Espinafre ou vegetais, entre outros) será o prato em destaque do cardápio do Mulligan, tanto
“ Boxty on the griddle, boxty in the pan
If you can´t make boxty, you will never get your man”
Muito popular na Irlanda, onde até rima em versos, a Boxty vai servir de introdução à culinária irlandesa, um dos aspectos culturais de Cara Irlanda, este festival abrangente que vai falar também do paladar irlandês. Especialmente apreciada nas chamadas Midlands ao centro da Irlanda, ao sul de Ulster e especialmente em Sligo, Donegal (onde é também chamada Poundy), Leitrim e Cavan, as Boxty não se encontram, com frequência, em cardápios de restaurantes fora dessas áreas e, para prepará-las seguindo a tradição, mas adaptando-as ao sabor brasileiro, o Mulligan realizou longa pesquisa, no próprio país.
Irish Stew
Considerado um dos pratos nacionais da Irlanda, o Irish Stew é o destaque no cardápio do O'Malleys,
Guisado irlandês (em gaélico: "stobhach gaelach") feito com carne de cabrito ou carneiro, batatas, couve-branca, alho-poro, cenoura e aipo, o Irish Stew, nutritivo e saboroso, era preparado, na sua origem, com ingredientes da época, com o que as famílias tinham à disposição: as ovelhas, que forneciam lã para roupas quentes, leite para beber e para fazer queijo e também a comida, as raízes que cultivavam e especialmente a batata. Na preparação do Irish Stew a carne deve ser cozida lentamente, durante cerca de duas horas e meia, para que fique tenra e as batatas, adicionadas ao final, para não ficarem demasiado cozidas. Não são usadas ervas mediterrâneas no seu preparo onde entram também outros vegetais tais como nabo, cenoura e cevada. Mais recentemente os "stews" ganharam versão com uísque ou cerveja Guinness e, ao imigrar para os Estados Unidos os irlandeses introduziram o "stew" na culinária local que, por falta de carneiros suficientes acabou criando a versão com carne bovina e Guinness.
Batatas e muito mais
Quem pensar que batata é o único prato do cardápio irlandês, irá certamente se surpreender. Sem dúvida um ingrediente de preferência nacional, a batata aparece não apenas no Fish & Chips mas, preparada de inúmeras maneiras: cozida, assada ou na composição de inúmeros ensopados ou “stews”, com versões – as mais famosas - enriquecidas com Guinness. Mas ainda há o colcannon, um saboroso prato feito com batatas e um tipo de alho silvestre ou repolho e o champ é feito com purê de batata misturado com cebolinha-verde picada.
Mas essa culinária tradicional, que ainda existe e é muito apreciada, complementa-se com a moderna gastronomia irlandesa, pratos que usam moluscos e crustáceos especialmente por causa da alta qualidade desses produtos disponíveis na costa da Irlanda. São famosos os chowders, uma sopa espessa feita com frutos do mar, absolutamente saborosa; as ostras também são muito populares na Irlanda, servidas com Guinness, e tem até um festival anual em Galway, no oeste do país.
Também não podemos esquecer que a Irlanda é famosa pelo seu breakfast, uma refeição frita (ou grelhada) geralmente constituída de bacon, ovos, salsicha, morcela preta e branca, tomates fritos e onde pode ainda ser incluído pão de batatas ou batatas.
Serviço:
Gastronomia Irlandesa
De 17 a 27 de março
Mulligan SP
R. Bela Cintra, 1579, Jardins - São Paulo, SP
Tel.: (11) 3892-1284
Mulligan RS
R. Padre Chagas, 25, Moinhos de Vento -Porto Alegre, RS
Tel.: (51) 3029-3725
O'Malleys
Al Itu, 1529, Jardins - São Paulo, SP
Tel: (11) 3086-0780