Explore o mundo dos vinhos
O Dia Mundial do Livro é celebrado em 23 de Abril, uma data escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) para incentivar a leitura e homenagear autores e autoras. Os livros nos permitem mergulhar em infinitas fontes de conhecimento e inspiração. As redes sociais estão repletas de pessoas apaixonadas por livros que compartilham em posts suas listas de suas obras prediletas, resenhas e indicações.
“Cada leitura é única e a cada página virada enriquecemos nossos saberes. Então, nada melhor do que tornar esses momentos em experiências ainda mais especiais. Para quem aprecia vinhos, a dica para a data comemorativa é unir esses dois universos,” convida Thamirys Schneider, sommelière da Wine.
Se você ainda não teve a companhia de uma taça de vinho enquanto lê um livro, aproveite a data comemorativa! E, para isso, Thamirys selecionou algumas indicações de livros que têm o vinho como protagonista. “É hora de harmonizar vinho e leitura!”, completa.
Cork Dork. Loucos por Vinho
Escrito pela jornalista americana Bianca Bosker, o livro traz um profundo estudo sobre o desafiador mundo dos sommeliers, profissionais que dedicam a vida a buscar novos aromas, sabores e experiências. Fascinada pelo fervor e os poderes sensoriais aparentemente super-humanos desses especialistas, a autora se propôs a descobrir o que move essa obsessão e verificar se ela também podia se tornar “cork dork”, termo escolhido por Bosker para os grandes especialistas em vinhos. Como uma bebedora de vinho ocasional que pouco sabia sobre vinhos, ela mergulha na árdua rotina dos sommeliers de Nova Iorque para entender mais sobre esse estilo de vida, fascínio, estudos e profissionalismo.
Com infinita curiosidade, humor e uma saudável dose de ceticismo, Bosker desvenda para o leitor os grupos secretos de degustação, os seletos restaurantes de Nova Iorque, as competições, os estudos, as vinícolas da Califórnia e até a máquina de ressonância magnética de um neurocientista. Tudo isso enquanto procura responder à mais intrigante das perguntas: “O que o vinho tem de tão especial?”. O livro foi reconhecido como um New York Times bestseller!
Se você quer saber um pouco mais sobre a rotina de um ou uma sommelier profissional contado de uma forma a despertar bastante curiosidade, este é o livro certo para você! Para acompanhar essa leitura aventureira e que desperta a vontade de entender as diversificadas complexidades que compõem o vinho, vale a pena trazer o T.H. [Terroir Hunter] Valle de Leyda Pinot Noir 2021, um Pinot Noir elegante, expressivo e complexo para essa ocasião.
O Guia Essencial do Vinho: Wine Folly
Para quem busca um livro com informações mais técnicas sobre vinhos, mas que seja leve, didático, com boas instruções e um toque de diversão, a escolha perfeita é O Guia Essencial do Vinho: Wine Folly. Este livro é tanto para entusiastas e curiosos no mundo do vinho, como para quem já aprecia esse universo há mais tempo.
O site Wine Folly (https://winefolly.com/) é uma das maiores referências mundiais quando o assunto é vinho. Com gráficos incríveis, foco total no acesso à informação e soluções engenhosas para atrair novos apaixonados, o site de Madeline Puckette e Justin Hammack já abriu as portas para muitos iniciantes que querem conhecer melhor o mundo do vinho, mas se intimidam com toda a pompa.
Com explicações claras e acessíveis, a obra reúne informações imprescindíveis sobre as uvas mais cultivadas do planeta, apresenta as características de cada uma, esclarece dúvidas como qual é a diferença entre Cabernet Sauvignon e Pinot Noir, ensina sobre harmonização com alimentos e até mesmo oferece dicas para degustar e servir a bebida.
Tudo isso com um projeto gráfico inteligente e intuitivo que é um verdadeiro convite à uma taça. Para acompanhar essa leitura descontraída, vale a pena trazer um vinho norte americano descomplicado e que agrada aos mais diversos paladares! O Bear Flag Red Blend 2018 é um exemplar jovem, macio e com expressiva concentração frutada que vai harmonizar muito bem com a leitura.
Vinho & Guerra – Os Franceses, os Nazistas e a Batalha Pelo Maior Tesouro da França
Para quem gosta de leituras históricas, esse livro não pode ficar de fora. Numa narrativa de tirar o fôlego, os autores Don e Petie Kladstrup acompanham a saga de tradicionais famílias de vinicultores franceses que impediram os nazistas de roubar um de seus símbolos mais genuínos, o vinho.
Usando de incríveis artimanhas ? como a construção de paredes com teias de aranha para esconder safras preciosas, sabotagem de trens que transportavam vinho para a Alemanha ?, os produtores de vinho formaram uma espécie de resistência paralela a fim de proteger a economia da França e preservar um de seus prazeres mais inebriantes e diletos.
Baseado em três anos de pesquisas e de entrevistas com testemunhas que sobreviveram a esses fatos, o livro lança luz sobre um capítulo comovente e pouco conhecido da história, prestando tributo a pessoas extraordinárias que, num sentido muito real, salvaram o espírito da França.
Para harmonizar essa leitura, faz-se necessário um excelente vinho francês. A sugestão é o Solis Terra Plan de Dieu A.O.P. Côtes du Rhône Villages 2019, que traz o clássico corte GSM que contém as três importantes uvas cultivadas na região francesa de Côtes du Rhône, sul da França: Grenache, Syrah e Mourvèdre. A denominação de origem Côtes du Rhône Villages possui regras bem restritas que resultam em vinhos que exibem aromas e sabores mais distintos e concentrados.