Gastronomia fusion da Louisiana no Sul dos EUA
A famosa gastronomia fusion da Louisiana no Sul dos EUA Fusão de técnicas das culinárias européias, africanas e caribenhas, além da gastronomia dos franco-acadianos do século 18 fazem parte da composição do Creole e Cajun, os dois tipos de cozinha mais populares do estado norte-americano
O mais francês dos estados americanos tem sua origem com a França desde 1682, quando Sieur Cavelier de La Salle tomou posse de um vasto território em nome do rei francês Luís XIV e o nomeou em homenagem ao rei. Enquanto Napoleão vendeu o território para os Estados Unidos da América em 1803, a influência francesa continuava forte em todo o estado.
A área conhecida como Cajun Country é o berço de nossos primos francófonos cuja cidade de Lafayette representa a capital informal da herança francesa da Louisiana. Os estilos musicais distintos na Louisiana – cajun, zydeco e jazz – celebram as ricas tradições culturais e musicais do estado. Mas, nem só de música vive a fama da Louisiana. Basta perguntar a qualquer visitante ou residente do que eles mais gostam do estado. Sem dúvida, música e gastronomia estarão na resposta.
Os dois tipos de cozinha mais populares na Louisiana são o creole e o cajun. O Creole é uma fusão de técnicas culinárias européias, africanas e caribenhas usando ingredientes da Louisiana que se popularizaram em Nova Orleans no início do século XIX. Já, o Cajun é a culinária dos exilados franco-acadianos do século 18 que se estabeleceram nos pântanos e pradarias do sudoeste da Louisiana. Detalhe: os tomates são bastante comuns na culinária creole e um tanto raros na cajun. Para entrar no clima, segue receita da Jambalaya, prato típico da região e que é semelhante à paella espanhola.
Leva carnes variadas, legumes e arroz, cozidos em uma panela única com uma mistura especial de temperos cajun. O prato é tão versátil que permite fazer inúmeras variações, adicionando ou retirando ingredientes.
Geralmente, o Jambalaya contém um mix de carnes de frango, linguiça defumada e camarão, mas também pode incluir porco, peru, ou qualquer outra carne a gosto. Para recriar, segue receita da Jambalaya Clássica da Louisiana
Rendimento: 2 porções
Modo de preparo:
1 - Lave o arroz em água fria e escorra.
2 - Leve a água para ferver em uma panela de tamanho médio em fogo alto.
3 - Adicione o arroz e o sal na panela e mexa uma vez. Reduza o fogo para baixo e cubra a panela. Deixe o arroz cozinhar em fogo baixo por cerca de 18-20 minutos, ou até que a água tenha sido absorvida e o arroz esteja macio.
4 - Retire a panela do fogo e deixe-a coberta por 5 minutos.
5 - Enquanto o arroz está cozinhando, aqueça o óleo vegetal em uma frigideira grande em fogo médio-alto. Adicione o frango e a linguiça na frigideira e cozinhe, mexendo ocasionalmente, por cerca de 5-7 minutos, ou até que estejam dourados em todos os lados.
6 - Adicione a cebola, o pimentão, o salsão, o alho, o tomilho, a páprica e a pimenta caiena na frigideira. Cozinhe, mexendo ocasionalmente, por cerca de 3-4 minutos, ou até que os vegetais estejam macios.
7 - Misture os tomates em cubos e o caldo de galinha na frigideira. Deixe a mistura ferver e, em seguida, reduza o fogo para baixo e deixe-a cozinhar em fogo baixo por cerca de 10-15 minutos, ou até que o líquido tenha sido absorvido em sua maior parte e o frango esteja cozido.
8 - Adicione o camarão na frigideira e cozinhe por cerca de 2-3 minutos, ou até que eles fiquem rosados e cozidos.
9 - Misture o Jambalaya com o arroz cozido, guarnecido com salsa ou cebolinha Vigem de sabores
Para experimentar as diversas cenas culinárias da Louisiana, confira as trilhas culinárias da Louisiana - oito viagens com foco em comida em diferentes regiões do estado. As melhores apostas para a culinária creole são a trilha Creole Crescent na área de Nova Orleans e a trilha Tammany Taste ao norte do Lago Pontchartrain. Para a culinária Cajun, experimente as rotas Bayou Bounty, Prairie Home Cooking e Seafood Sensation pela parte sul do estado. Capital Cravings, a trilha dentro e ao redor de Baton Rouge, é onde o creole e o cajun se encontram e se misturam maravilhosamente.