Montanhas de Chiriqui no Panamá
O Panamá, um destino cheio de cultura e biodiversidade singular, produz o café mais valioso do mundo na província de Chiriquí. No mês passado, o cobiçado café Geisha do Panamá conquistou um novo recorde de preço — acima de US$ 6.000 por libra — durante o leilão Melhores do Panamá de 2022 (2022 Best of Panamá, BOP). Colhido de janeiro a abril nas Montanhas de Chiriquí, essa é a época ideal para aproveitar as experiências de degustação de café da região, desde o cultivo até o primeiro gole deste café doce em uma das fazendas locais.
A região cafeeira do Panamá é composta por três distritos principais: Renacimiento, Tierras Altas e Boquete. Um destino turístico famoso que costuma atrair viajantes internacionais e panamenhos por sua diversidade mágica, Chiriquí é um local que deve ser visitado por quem gosta de gastronomia, cultura, aventura e viagem sustentável. Localizada na parte superior da província de Chiriquí na extremidade oeste do Panamá, os visitantes podem chegar à região por meio de voos domésticos com origem na Cidade do Panamá ou fazer uma viagem de sete horas por meio de transporte terrestre saindo da capital.
As montanhas abrigam não apenas as plantas de café Geisha, mas também as tribos indígenas Ngäbe-Bugle, uma das sete comunidades indígenas de povos originários do Panamá. Por conhecerem perfeitamente as montanhas da região, os indígenas da tribo sempre trabalharam como colhedores de café, aperfeiçoando o ofício da seleção e colheita manuais. Com um amplo conhecimento, os indígenas das tribos são os principais degustadores, agricultores, guias turísticos e torrefadores. As fazendas de café na região também se tornaram uma fonte de renda para ajudar a preservar as comunidades.
Oferecendo condições perfeitas na região montanhosa, o Panamá fica em uma orientação exclusiva de leste a oeste, diferente dos outros países das Américas. Aqui, o Pacífico faz fronteira com a costa oeste e o Atlântico banha a costa leste. Os ares oceânicos que vêm do Atlântico e do Pacífico se chocam e formam um microclima específico que serve como o habitat perfeito para uma flora diversificada e solo superfértil, onde são cultivados alguns dos melhores grãos de café.
Quem viaja para a região pode degustar o café e mergulhar na experiência de colheita dos grãos, aprendendo com os agricultores e artesãos que são a força motriz por trás dos mais de 100 anos da história da cultura cafeeira. Com uma ampla variedade de fazendas, a região recebe visitantes e oferece experiências turísticas diferenciadas que refletem o cuidado ambiental que o Panamá adota para seguir práticas agrícolas sustentáveis de cultivo, colheita e processamento do café.
Todos os tipos de viajantes, desde famílias até aventureiros e amantes da natureza, são bem-vindos para conhecer as fazendas, que oferecem diversas experiências imersivas e inesquecíveis, como degustações de café e tirolesa em fazendas familiares icônicas e escalada no vulcão Baru, um dos únicos lugares do mundo onde é possível ver o Oceano Pacífico e o Mar do Caribe ao mesmo tempo, se o dia estiver ensolarado. A região também permite a observação de pássaros nas montanhas deslumbrantes e oferece uma gastronomia excepcional de produtos frescos.
Durante a visita, você pode ir até Renacimiento para conhecer a Fazenda Hartmann, uma fazenda familiar em sua terceira geração