Feira do Bom Retiro, cultura e gastronomia
Todo paulista conhece a região do Bom Retiro como ponto de compras de roupas, com suas diversas lojas que oferecem preços bons e produtos de qualidade.
O bairro que historicamente já foi o “bairro dos judeus”, com lojas de tecidos e confecção, foi ao largo do tempo passando ter grande número de coreanos, bolivianos e venezuelanos.
Essa multiplicidade cultural traz para a região um misto de tradições, que se refletem também na gastronomia.
A iniciativa da criação da Feira do Bom Retiro, traz para o público em geral, a possibilidade de conhecer os “povos locais”, sendo um dos novos atrativos da cidade de São Paulo.
No último final de semana por exemplo, a Feira do Bom Retiro apresentou o Festival Cultural da Coréia, com apresentações que foram das danças tradicionais com roupas e leques coloridos que se movimentam como ondas, a lutas marciais, coral infantil e o K-Pop, movimento musical e dançante da nova geração.
Na área gastronômica foi possível provar o japchae, um macarrão com batata doce que pode ser acompanhado de várias formas, o. kimchi, haejang-guk, bulgogi, hongeo-hoe ... difíceis de pronunciar, mas deliciosos para degustar.
A cada sábado há uma nova atração na Feira do Bom Retiro, sempre com apresentações de K-Pop, barracas de alimentação de diversos países, e muita gente interessante.
Quem não conhece a Feira do Bom Retiro precisa colocá-la em seu roteiro de passeios. Ela acontece todos os sábados, das 11h às 18h, sempre com apresentações de K-Pop, barracas de alimentação de diversos países.
O endereço é Rua José Paulino, 226, no Centro Comercial do Bom Retiro.