Dicas e receitas do autêntico Bacalhau da Noruega
Na hora de fazer uma receita com bacalhau é preciso escolher o pescado certo entre os tipos que são encontrados no mercado.
Na hora de fazer uma receita com bacalhau é preciso escolher o pescado certo entre os tipos que são encontrados no mercado.
O peixe costuma ser um clássico nas ceias de Natal e Ano Novo de muitas famílias, e as dúvidas em torno desse peixe de águas geladas são muitas. O Conselho Norueguês da Pesca (CNP), mostra como escolher o autêntico Bacalhau da Noruega, além de indicar receitas que dão água na boca.
Para ter certeza que está levando o produto certo para casa, é preciso saber diferenciar todos os tipos de bacalhau. Algumas dicas:
o peixe, originário das águas frias e límpidas do mar da Noruega, é chamado de Gadus morhua. Não confundir com o Gadus macrocephalus
existem também outras espécies da mesma família, também pescados da Noruega, que são denominadas peixe tipo bacalhau, como o Zarbo, o Ling e o Saithe, muito comum nos mercados
é muito importante analisar a cor do peixe, porque isso mostra a qualidade do produto. A coloração varia de acordo com o tipo de bacalhau e a cor branca não significa um produto melhor.se certificar de que o bacalhau está seco, sem nenhuma parte visivelmente úmida e descolorida, é outro passo importante. Para obter o sabor clássico do bacalhau é importante que ele seja seco e salgado, pois isso garante a qualidade premium do autêntico Bacalhau da Noruega.
Para sair do clássico bacalhau com batatas e inovar nas festas de final de ano, o Conselho Norueguês da Pesca selecionou receitas saborosas, com ingredientes clássicos da culinária brasileira, para agradar aos paladares mais exigentes.
Torta de Bacalhau da Noruega
Tempo de preparo: 40-60min
Grau de dificuldade: Fácil
Ingredientes:
Massa:
1.5 xícara(s) farinha de trigo
100g de manteiga
1 xícara de água
Sal a gosto
Recheio:
200 g Bacalhau da Noruega
1 tomate
1 caixa de creme de leite
1 ovo
Sal a gosto
Pimenta-do-reino a gosto
Modo de fazer:
Massa: Misture a farinha, o sal e a manteiga (gelada cortada em cubinhos), trabalhando com a ponta dos dedos até obter uma farofa. Junte a água gelada, aos poucos, até conseguir uma massa homogênea. Embrulhe em filme plástico e levar à geladeira por 15 minutos, enquanto o forno aquece a 180ºC (alto). Abra a massa com um rolo e forrar uma forma refratária de 22 cm de diâmetro. Fazer alguns furos na massa para evitar que cresça enquanto assa.
Recheio: Bater o ovo com o creme de leite e ajustar os temperos. Colocar na forma o tomate cortado em 4 e as lascas de bacalhau. Em seguida, cobrir com a mistura do creme de leite e ovos. Levar ao forno até que a massa esteja crocante e o recheio firme e dourado (aproximadamente 30 minutos).
Bacalhau da Noruega grelhado com mandioquinha e cebolada de laranja
Tempo de preparo: 20-40min
Grau de dificuldade: Médio
Ingredientes:
1kg de Bacalhau da Noruega
50ml de azeite de oliva
Cebolada de laranja
200g de cebola laminada
3 dentes de alho cortado em lâminas
150ml de azeite extra virgem
150ml de suco de laranja
1 folha de louro
Tomilho-limão a gosto
Sal a gosto
Pimenta-do-reino moída a gosto
Guarnição:
1,5kg de mandioquinha cozida em rodelas
3 dentes de alho cortado em lâminas
2 colheres de sopa de cebolinha francesa picada
50ml de azeite extra virgem
Flor de sal a gosto
Modo de fazer:
Bacalhau:
Grelhar o bacalhau pelo lado da pele até as postas ficarem douradas. Pincele com azeite.
Cebolada:
Doure a cebola em azeite, junto com o alho, o louro e o tomilho. Misture o suco de laranja e deixe cozinhar em fogo brando. Tempere com sal e pimenta.
Guarnição:
Salteie a mandioquinha em azeite com o alho. Tempere com flor de sal e polvilhe,
no momento de servir, com a cebolinha francesa.
Bacalhau da Noruega na Brasa
Tempo de preparo: 20-40min
Grau de dificuldade: Muito fácil
Ingredientes:
400g de Bacalhau da Noruega
4 colheres de sopa de azeite de oliva
1 cebola
Salsinha
3 dentes de alho
Modo de fazer:
Para começar, prepare o molho para pincelar o bacalhau durante o seu preparo. Pique finamente a cebola, a salsinha e os dentes de alho. Coloque em uma tigela pequena, tempere com um pouco de sal, um fio de azeite e misture bem.
Coloque o bacalhau com a pele voltada para baixo na grelha, previamente pincelado em azeite. Em seguida, pincele com o molho preparado, deixe grelhar por cerca de 3 minutos cada lado, sempre pincelando. Cubra-o com o molho e sirva de imediato. Sal a gosto.
Fonte: Assessoria de Imprensa