1º Concurso de Startup de Turismo de Gastronomia da UNWTO
A primeira e maior iniciativa do mundo dedicada a identificar novas empresas que liderarão a transformação do setor de turismo gastronômico
Foto: gastronomytourismventures.org
Primeiro Concurso Global de Startup do Turismo de Gastronomia Lança
Madri, Espanha - A Organização Mundial do Turismo e o Centro Culinário Basco (BCC) lançaram uma iniciativa pioneira para o setor de turismo gastronômico, com um apelo global para startups ou empresas maduras ou emergentes, tecnológicas e não tecnológicas. com idéias inovadoras capazes de revolucionar e integrar a gastronomia no turismo e inspirar os turistas com novos caminhos e motivos para viajar.
O setor de turismo gastronômico está caminhando para a inovação e a diversificação de suas ofertas. A UNWTO, em colaboração com seu membro afiliado, Basque Culinary Center (BCC), lançou o 1º Concurso de Startup de Turismo de Gastronomia da UNWTO, a primeira e maior iniciativa do mundo dedicada a identificar novas empresas que liderarão a transformação do setor de turismo gastronômico.
O patrimônio cultural imaterial tornou-se o fator decisivo que atrai e cativa os turistas. O turismo de gastronomia, como componente e veículo de cultura e tradição, é um recurso indispensável que agrega valor e oferece soluções para destinos que buscam se destacar através de ofertas exclusivas de produtos.
A Competição permitirá identificar as melhores soluções e projetos que mais contribuem para o setor, através de propostas pioneiras na implementação de tecnologias emergentes e disruptivas, bem como empresas emergentes ou startups. O objetivo é identificar desafios e projetos e catalisar inovações que possam transformar o setor de turismo de gastronomia em um futuro próximo.
“Investimentos em inovação e turismo não são fins em si, mas são meios para promover melhores produtos turísticos, melhorar a governança do turismo e aproveitar sua comprovada capacidade de promover a sustentabilidade, criar empregos e gerar oportunidades”, disse o secretário-geral da OMT, Zurab Pololikashvili.
“Educação e inovação são essenciais para o desenvolvimento do turismo gastronômico sustentável. No Basque Culinary Center, apoiamos o empreendedorismo e o desenvolvimento de novos projetos de negócios para garantir o futuro do setor. Nesse sentido, temos orgulho de nos unir novamente com nossos parceiros na UNWTO para continuar promovendo o empreendedorismo e a inovação ligados ao turismo gastronômico por meio dessa iniciativa ”, disse Joxe Mari Aizega, Gerente Geral do Centro Culinário Basco.
A UNWTO e o Basque Culinary Center confiaram o processo de encontrar startups para a BCC Innovation através de sua Ação Culinária! programa, que acelerou quase 50 startups, fornecendo soluções inovadoras, sustentáveis de alto valor agregado para a cadeia de valor da gastronomia.
Foto: gastronomytourismventures.org
Sustentabilidade e tecnologia
As startups são convidadas a apresentar modelos de negócios relacionados à sustentabilidade, respeitar a cadeia de valor, oferecer uma narrativa autêntica e coerente e agregar valor ao patrimônio cultural e local.
Os vencedores desta competição terão a oportunidade de apresentar seus projetos no 5º Fórum Mundial de Turismo Gastronômico (2-3 de maio de 2019, San Sebastián, Espanha), com a possibilidade de receber consultoria personalizada e orientação dos especialistas em BCC do projeto acelerador. Ação Culinária!
Informações completas sobre os termos e condições estão disponíveis em https://www.gastronomytourismventures.org/ .
Sobre a UNWTO
A Organização Mundial do Turismo (UNWTO), uma agência especializada das Nações Unidas, é a principal organização internacional com o papel decisivo e central na promoção do desenvolvimento de um turismo responsável, sustentável e universalmente acessível. Serve como um fórum global para questões de política de turismo e uma fonte prática de know-how em turismo.
Perto de Basque Culinary Center
O Basque Culinary Center é uma instituição acadêmica pioneira em todo o mundo que compreende a Faculdade de Ciências Gastronômicas da Universidade Mondragon e um Centro de Inovação e Pesquisa, BCC Innovation. É a primeira Faculdade de Ciências Gastronômicas da Espanha e a única no mundo com um centro de P & D. Seu conselho também possui 11 dos principais chefs do mundo. O objetivo do Centro Culinário Basco é o ensino superior, pesquisa, inovação e promoção da gastronomia e da alimentação, e está trabalhando para promover a gastronomia como uma alavanca para o desenvolvimento socioeconômico através de suas ações.
Além disso, o Centro Culinário Basco criou um centro tecnológico de gastronomia, a BCC Innovation. Seus objetivos são transformar conhecimento em riqueza, impulsionar a inovação nas empresas e participar ativamente da criação de novos negócios, garantindo assim o futuro do setor. A BCC Innovation apoia empreendedores no desenvolvimento de novos projetos de negócios.
Fonte: Assessoria de Imprensa