Impressione seus convidados durante as festas de final de ano com harmonizações de queijos e vinhos
As comemorações do fim do ano são uma excelente ocasião para os apaixonados por vinhos e gastronomia degustarem um bom rótulo acompanhado por um delicioso queijo francês.
Impressione seus convidados durante as festas de final de ano com harmonizações de queijos e vinhos que fogem da cartilha
[São Paulo, novembro de 2016] As comemorações do fim do ano são uma excelente ocasião para os apaixonados por vinhos e gastronomia degustarem um bom rótulo acompanhado por um delicioso queijo francês.
A recomendação para os dias mais quentes, como os nossos, são os vinhos mais leves e refrescantes. Brancos, rosés e espumantes são os mais indicados para nossa estação, pois em sua maioria oferecem maior frescor ao paladar.
Os deliciosos queijos da campanha "Abra Seu Paladar", realizada pelo CNIEL (Centro Nacional Interprofissional da Economia Leiteira da França) e pela União Europeia, são excelentes opções para harmonizar com os vinhos que saem do lugar comum e têm a cara do verão brasileiro. Cada um deles casa perfeitamente com um espumante, um branco ou um rosé.
Os queijos brancos de massa mole, tais como o Brie e o Camembert por exemplo, são o acompanhamento perfeito para os espumantes, sobretudo Champagne, seja pelo equilíbrio na acidez, seja pelo enfrentamento do sal moderado do queijo pela efervescência do vinho, mas aceitam parcerias vencedoras com Riesling.
Já o sal dos queijos azuis produzirá grande satisfação ao paladar quando harmonizado com vinhos doces, graças ao contraste do salgado com o doce. O traço de caramelo dos queijos resulta em harmonizações clássicas e deliciosas com vinhos doces.
Preparamos uma tabela prática de harmonização entre alguns queijos da campanha e alguns vinhos franceses para acertar na harmonização e reproduzir facilmente em casa.
Veja a seguir:
*Calvados é uma bebida alcóolica destilada originária da Baixa-Normandia, na França, feita à base de maçã, da qual é extraída a sidra, que depois é fermentada e destilada. O Calvados é uma bebida AOC (Appellation d'Origine Contrôlée ou, em português, Denominação de Origem Controlada). Ou seja, só pode receber o nome Calvados a bebida feita em acordo com a legislação francesa e produzida naquela região específica.
Fonte: Assessoria de Imprensa