ExpoVinis Brasil celebra resultados de sua 20ª edição e anuncia data para 2017
O ExpoVinis Brasil, maior evento de vinhos realizado na América Latina, celebrou 20 edições em 2016, ano marcado por mudanças importantes na feira: nova data, foco em conteúdo e atividades voltadas para os novos profissionais do segmento. Anteriormente re
EXPOVINIS BRASIL CELEBRA RESULTADOS DE SUA 20ª EDIÇÃO E ANUNCIA DATA PARA 2017
O ExpoVinis Brasil, maior evento de vinhos realizado na América Latina, celebrou 20 edições em 2016, ano marcado por mudanças importantes na feira: nova data, foco em conteúdo e atividades voltadas para os novos profissionais do segmento. Anteriormente realizado no mês de abril, pela primeira vez o ExpoVinis aconteceu em junho, uma mudança estratégica devido a uma necessidade sinalizada pelo mercado e à sinergia com outra feira promovida pela Informa Exhibitions: a Fispal Food Service, que aconteceu na mesma semana e levou o ExpoVinis para conhecimento de profissionais já envolvidos na cadeia de alimentos e bebidas, ampliando, assim, os intercâmbios que a feira promove.
A experiência foi bem-sucedida e a organização fixou junho como a nova data do ExpoVinis Brasil: em 2017, o evento acontece entre 6 e 8 de junho, no Pavilhão Branco do Expo Center Norte, em São Paulo (SP), novamente em paralelo à Fispal Food Service.
Este ano, um público qualificado de mais de 8 mil visitantes do Brasil e do mundo teve a oportunidade de degustar e discutir o universo dos tintos, brancos, rosés e espumantes. Destaque para as regiões Sul e Centro-Oeste do Brasil, que compareceram em número bem expressivo nesta edição. Vale ressaltar, também, que 95% desses visitantes são profissionais do setor. Entre as estreias do evento, destacamos o Fórum ExpoVinis, que tratou de temas atuais do segmento em palestras conduzidas por alguns dos principais nomes do setor. ‘Como driblar a crise com a venda de vinhos’ e ‘A importância do e-commerce para as importadoras’ foram alguns dos assuntos discutidos por Carlos Cabral(consultor de vinhos do Grupo Pão de Açúcar), Rogério Salume (presidente da Wine.com.br) e Manoel Beato (sommelier do grupo Fasano). Após o Fórum, os visitantes participaram das Experiências Gastronômicasoferecidas pela revista Prazeres da Mesa e pelo grupo Pão de Açúcar: aulas seguidas de mini degustações comandadas por chefs de cozinha.
O foco da feira em conteúdo foi reforçado com uma parceria estratégica firmada com a Associação Brasileira de Sommeliers de São Paulo (ABS-SP): especialistas como Arthur Azevedo, presidente da associação, promoveram palestras com temas básicos e imprescindíveis como ‘Enogastronomia: como combinar vinho e comida’, ‘Noções básicas de degustação’ e ‘Técnicas de serviços para sommelier’.
Outro importante espaço de conteúdo foi o Lounge Wine Thinking, promovido pela Eno Cultura. Destinado a discutir, de maneira ‘informal’, temas variados como ‘serviço e armazenamento de vinhos’, reunia 4 grandes nomes do segmento: além da Eno Cultura, a Wine Thinking Brand Communication, a Decanter Magazine e a Corte de Master Sommelier.
RODADAS DE NEGÓCIOS
O ExpoVinis voltou a cumprir sua missão fundamental de mediar os negócios no segmento. Mais de 300 reuniões foram realizadas entre compradores convidados e expositores da feira durante as Rodadas de Negócios. Participaram empresas compradoras das áreas de importação e distribuição, além de lojas especializadas (físicas e e-commerce) e supermercados.
Compradores da Argentina e dos estados de Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Ceará, Rio Grande do Norte, Bahia e São Paulo se reuniram com expositores da França, Chile, Eslovênia, Itália, Espanha, Portugal e Brasil. De acordo com a organização, 90% das empresas compradoras visualizaram a possibilidade de fechar negócios a curto e médio prazo, a partir da participação nas Rodadas.
TOP TEN E WINE BLOG HUNTER
A edição que celebrou 20 edições do ExpoVinis também comemorou 10 anos do TOP TEN, um dos mais aguardados concursos do Brasil. Comandado por Jorge Lucki, consultor da feira, um júri composto por alguns dos mais importantes profissionais da área elegeu os dez melhores vinhos do evento. Um dos destaques foi o espumante Gran Legado Brut Champenoise, premiado pela terceira vez na categoria ‘Espumante Brasileiro’. Para consultar a lista completa acesse: http://goo.gl/iwAmze.
Em 2016, também aconteceu mais uma edição do Wine Blog Hunter, concurso realizado em conjunto com o especialista Cesar Adames e que consiste em reunir os principais blogueiros de vinhos do Brasil para eleger o Melhor Tinto e o Melhor Branco da feira com preço máximo de R$ 70,00.
Este ano, os vencedores foram:
Melhor Branco: Peter Yealands Sauvignon Blanc 2015 - Nova Zelândia Selecionado por Álvaro Cezar Galvão, de São Paulo, do blog Divino Guia
Preço para consumidor final: R$ 69,90
Melhor Tinto: 3 Autores 2013 - Portugal
Selecionado por Rafael Roseira, do Rio de Janeiro, do blog Terroirs
Preço para consumidor final: R$ 67,00
DEGUSTAÇÕES PREMIUM
Uma das atividades mais concorridas e aguardadas do ExpoVinis Brasil tiveram lotação máxima em 2016: as Degustações Premium, oportunidade perfeita para quem busca enriquecer seu conhecimento sobre vinhos. Sessões experimentais e sensoriais estimularam os paladares dos participantes com temas como ‘A experiência da harmonização entre água e vinho’.
DESTAQUES
Associações expressivas como ViniPortugal reuniram os principais produtores de seus países e trouxeram ao evento lançamentos e tendências. Marcas de países consagrados como Chile, França, Itália e Espanha também apresentaram seus destaques, além das novidades vindas de países como México, Eslovênia e Nova Zelândia.
Participaram as marcas Don Guerino, Rio Sol/Vini Brasil, Zanella, Lucano, Nova Aliança, Batalha, Lidio Carraro(que lançou na feira o vinho oficial dos Jogos Olímpicos Rio 2016) e Gran Legado, cujo grupo relançou no ExpoVinis Brasil a famosa marca Maison Forestier.
As importadoras Premium Wines, Mercovino, Adega Alentejana, Caves Santa Cruz, Bodegas Selecionadores de Vinhos e Galeria dos Vinhostambém participaram e apresentaram seus destaques para o mercado.
Fonte: Assessoria de Imprensa/ Divulgação