Arroz não é tudo igual: como harmonizar peixes e arrozes na Páscoa
Do arroz preto ao tradicional arroz branco, vale apostar neste grão milenar e extremamente versátil para garantir uma refeição mais rica em sabores e combinações. Confira dicas de Ana Paula Bruzza, culinarista do Arroz Tio João. O arroz é um dos alimentos
Arroz não é tudo igual: como harmonizar peixes e arrozes na páscoa
Do arroz preto ao tradicional arroz branco, vale apostar neste grão milenar e extremamente versátil para garantir uma refeição mais rica em sabores e combinações. Confira dicas de Ana Paula Bruzza, culinarista do Arroz Tio João
O arroz é um dos alimentos mais consumidos em todo o mundo, nos mais diferentes países e culturas. No Brasil, por exemplo, o arroz branco é o principal acompanhamento dos pratos brasileiros, entretanto, há uma grande variedade do grão, que pode ser utilizado para proporcionar uma culinária muito mais rica em sabores e combinações.
Para celebrar a sexta-feira santa, por exemplo, o Arroz Tio João preparou algumas sugestões de arrozes que combinam perfeitamente com peixes e frutos do mar, elementos clássicos do feriado.
Arroz Selvagem

Ele possui 30% mais fibras que o arroz integral a textura é firme e tem sabor amendoado.Com formato exótico, grão de textura crocante e sabor de nozes, o arroz selvagem dá um toque especial e diferenciado para os pratos e é indicado principalmente nas composições de saladas, que ficam ainda mais interessantes com lascas de bacalhau.
Arroz Tailandês - Jasmine

O arroz tailandês é considerado afrodisíaco por seu sabor levemente amanteigado e textura suave. É um ótimo acompanhamento de frutos do mar e pratos apimentados. Para realçar o sabor do grão, a dica é colocar um pau de canela ou pedaço de gengibre junto à água no cozimento. Para harmonizar com o perfume do grão, vale apostar na combinação com peixes assados, que também podem ser condimentados com ervas aromáticas.
Arroz Carnaroli

O grão do arroz carnaroli é ideal para a preparação de risotos ou para acompanhar paellas, sopas e diversas sobremesas. Possui grãos largos e grandes que absorvem muito mais água e o sabor dos temperos, deixando a receita cremosa e soltinha, com textura amanteigada. Para a composição de um bom prato principal, a sugestão é preparar um risoto com acompanhamento de peixes grelhados ou fritos.
Arroz Preto

O arroz preto após cozido torna-se roxo, garantindo um visual marcante ao prato. Além disso, o grão possui aroma e sabor acastanhado e combina muito bem com frutos do mar tais como lula, polvo ou camarão. Para dar um toque final, finalize o prato com raspas de casca de laranja ou limão para garantir um toque cítrico ou pedacinhos de damascos para ter um contraste de doce x salgado.
Arroz Branco

O tradicional arroz branco combina com praticamente todas as variedades de ingredientes, portanto, pode ser um ótimo aliado para os pratos com peixes e frutos do mar. A dica é dar um toque especial acrescentando ervas frescas e especiarias que garantirão mais vida ao prato com um toque criativo e especial.