Argentina no 25º Festival de Turismo de Gramado
A Argentina encerra o calendário anual de grandes eventos voltados ao trade no Brasil com a apresentação do destino, novidades em atrativos e produtos, ao
A Argentina encerra o calendário anual de grandes eventos voltados ao trade no Brasil com a apresentação do destino, novidades em atrativos e produtos, ao participar do 25º Festival de Turismo de Gramado, entre os próximos dias 7 e 9 de novembro.
Em destaque se apresentam ao público do evento: Mendoza, Bariloche, Rosário, Ushuaia e La Rioja. O estande do turismo da Argentina, liderado pelo Instituto Nacional de Promoção Turística (Inprotur) conta com a parceria da Aerolíneas Argentinas. Jaime Ríos, coordenador para o Mercado Brasil do Inprotur ressalta que o evento “é um marco para o trabalho promocional do destino, uma vez que atrai profissionais que atuam no mercado de intermediação de viagens de todo o País e também porque acontece num estado limítrofe com o território argentino, de vital importância como polo emissivo de viajantes”.
Sabor Mendoza em Gramado - A Província de Mendoza se apresenta com brilho extra este ano. Um estande de 44 metros quadrados será montado para mostrar o quanto, a cada ano, Mendoza se aproxima ainda mais do turista brasileiro. E a presença de Mendoza naquela cidade do Sul do País não fica por aí. Entre os dias 7 e 11 de novembro (7, 8 e 9 no jantar; 10 e 11 no almoço), acontece a Semana de Mendoza em Gramado. Com degustação de vinhos e menu exclusivo, o evento conta com a participação de 5 restaurantes. São eles: Casa di Pietro; Malbec Restaurante; O Irlândes; Otto Restaurante e Churrascaria Chama de Fogo (nesta sem menu especial). A Semana Mendoza ainda inclui um concurso cultural que premiará a melhor frase sobre o destino, com direito a viagem do vencedor com acompanhante.
Bariloche verão - O órgão de promoção turística de Bariloche (Emprotur) dá a largada para a temporada de verão no destino. Além de se dirigir ao mercado local, a campanha através de mídia digital, tem como alvo os mercados de Brasil e Chile. No Festival de Gramado, Bariloche lança a publicidade da próxima temporada e a ênfase no título de Capital Nacional de Turismo de Aventura. Uma página especial na web terá aproximadamente 700 milhões de exposições de anúncios com as novidades do verão em Bariloche. Mas a ferramenta principal será a de busca das localidades para facilitar a vida dos prestadores de serviços, que receberão de forma direta as consultas e as respectivas reservas. Para acessar: barilocheturismo.gob.ar
Gastronomia - Quem aponta é a revista britânica de gastronomia ‘Restaurante’. No ranking tradicional da publicação, que mostra os melhores restaurantes do mundo, a Argentina se destaca com a maior quantidade de indicações. Em nono lugar da exclusiva listagem está o restaurante Tegui, do chef Germán Martitegui. Os outros 15 argentinos eleitos aparecem abaixo da 17ª posição, com o La Cabrera, seguido do Tomo O restaurante Chila conquista a posição número 28. Dos 29 países considerados na votação, apenas oito entraram neste ranking.
O Vinho e o Mate argentinos foram tombados por lei, respectivamente como "bebida nacional" e "infusão nacional”. O objetivo é difundir mundialmente as duas bebidas símbolos do país. Para o vinho, além dessa distinção, ainda há o destaque de ser considerado um alimento, conforme a mesma lei. Caberá ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Pesca difundir as características culturais que implicam sua produção, elaboração e consumo. Um esforço promocional para propagar o vinho argentino será feito em eventos no próprio país e no exterior, além do desenvolvimento das economias regionais relacionadas à vitivinicultura. A Argentina consome anualmente 29 litros de vinho per capita e abriga em seu território 948 vinícolas. O país vizinho é o quinto produtor mundial desta bebida depois da Itália, França, Espanha e Estados Unidos, e é o 11º exportador do mundo.
Crédito: Ministério de Turismo de Mendoza