Adeo Cuisine sob nova direção dos Chefs Rômulo Sapienso e Anderson Peixoto
0
Rebatizado sob nova direção, o restaurante Adeo Cuisine ganha menu que exala versões mais moderninhas
... as versões à la carte priorizam ingredientes regionais com uma brasilidade aguçada, porém sempre finalizados com técnicas da alta gastronomia e às vezes até desconstruídos ....
O restaurante Adeo Cuisine está sob nova direção! Após um ano sob o comando de um suíço, que seguia uma linha mais conservadora, a casa tem o menu totalmente repaginado. Com criações exclusivas, o novo à la carte exala sugestões que agradam a gregos e troianos.
Os jovens proprietários do restaurante Adeo Cuisine,
os Chefs Rômulo Sapienso e Anderson Peixoto
Seguindo a linha contemporânea, os chefes priorizaram ingredientes mais regionais, principalmente as regiões do Centro-Oeste e Nordeste. Os pratos sugerem versões mais alternativas e com uma brasilidade mais aguçada, porém os chefes não abrem mão de algumas técnicas especiais para extrair 100% de cada alimento, como o cozimento a vácuo, além de utilizar técnicas da a cozinha molecular.
A atração do menu da casa fica por conta dos pratos à la carte, servidos tanto no almoço quanto no jantar. Porém, para começar, peça um “Ceviche” , peixe cru marinado no “leche de tigre”, um tempero à base de fundo de peixe elaborado com limão, pimentão e especiarias, levemente picante ou a “Salada de Polvo” com molho campanha; típico da serra gaúcha, mais conhecido como vinagrete, costumizado com maçã verde. Para quem opta por saladas mais tradicionais, experimente a “Salada Petit-Chèvre” , traz um mesclun de folhas, filé de frango, queijo de cabra e dressing (molho) de mel.
O chef Romulo Sapienso, com um dos aperitivos do Adeo Cuisine
Em homenagem a sua localização, o carro-chefe é o "Jaú", um delicioso peixe selado, elaborado ao molho de coentro, servido numa ‘cama’ de alcachofra e brandade de palmito pupunha. Outra opção que merece destaque é o "Pirarucu Grelhado", servido com purê de banana da terra e farofa de pão, leva acabamento de chips de banana da terra. Ambos são peixes de água doce, região da Amazônia e do rio Paraná. Muito apreciado na região Norte do Brasil, o Jaú é considerado um dos maiores peixes.
Além das versões citadas acima que transbordam criatividade e muito capricho, a "Rabada do Adeo" é outra especialidade da casa que merece destaque. Uma desconstrução, que permite mais delicadeza e leveza, proporcionando um sabor até mais especial que o convencional. Esse prato típico, desconstruído, e com um toque gourmet sugere uma base de polenta cremosa, acrescida de carne desfiada com vinagrete de agrião. Outra dica que leva sabor marcante é também o "Cupim do Cerrado", servido com farofa de cachaça, vinagrete de pimenta cambuci e purê de macaxeira com queijo manteiga
O público feminino tem o "Adeo Vegan" como uma de suas predileções, elaborado com hambúrguer de cenoura, acompanha mix de folhas e quinua.
Para um dia sem muitas inventabilidades, prove o "Fettucine Mare" ou o simplório "Frango Caipira", que simplório só mesmo no nome. Essa opção bem feita traz a coxa e sobre coxa, cozida em baixa temperatura em uma marinada especial da casa, acompanha quiabo, cebolas sauté e arroz branco.
Para arrematar, uma das sobremesas imbatíveis é o "Biju com Mousse de Chocolate", finalizado com uma delicada flor de sal, o "Sorbet de Limão Siliciano", acompanha farofa de chocolate ou ainda o "Gelan de Cachaça", elaborado à base de gelatina da tradicional caipirinha, composta de cachaça, açúcar e limão.
O menu executivo do Adeo Cuisine também não perde a mão no executivo, servido de segunda à sexta. Elaborados em versões variadas semanalmente, o que nunca enjoa, são baseados em produtos sazonais. Dentre as sugestões: "Risoto de Queijo com costela bovina", "Filé de Pescada ao molho de camarão", acompanha arroz e purê de batata”, "Filé de Truta", acompanha risoto de alho poró, "Strogonode de Camarão" ou ainda o certeiro "Picadinho do Adeo".
Claudia Dalacqua e o filho jantando do Adeo Cuisine.
A carta de vinhos, também concisa, traz cerca de 30 rótulos com origens do Brasil, Chile, Argentina, França, Itália, Espanha, Uruguai e Portugal. Vendidos em taças e garrafas de 375 ml e 750 ml.
Os responsáveis por essa mudança são os jovens chefes Anderson Peixoto e Rômulo Sapiensa, que após trilharem suas carreiras profissionais, juntaram as suas bagagens, técnicas e experiências, que obtiveram ao lado de grandes nomes como Alex Atala e Henrique Fogaça e agora trilham o seu próprio negócio!
Como tinham uma certa pressa para esse novo empreendimento, a oferta do Adeo Cuisine foi perfeita, pois reunia os quesitos principais, localização, fachada, ambientação, instalações, já que o menu, de qualquer forma seria elaborado apenas por exclusividades dos jovens chefes.
Com jeitão de bistrô, instalado num charmoso sobrado, que conserva características da década de 40, exala em suas instalações um ar mais intimista, porém alegre, aonde mescla o chique e o rústico, propiciando um ambiente bem descontraído, mas ao mesmo tempo aconchegante e romântico. À noite a luz baixa na companhia de mini lamparinas espalhadas nas mesas.
Na entrada, os clientes são recepcionados por um lounge, local ideal para um drink antes do jantar. A cor marfim das paredes propicia um ambiente mais clean. Os lustres em nylon preto com detalhes em cristal que fazem conjunto com charmosas arandelas dão imponência ao local. A música ambiente se divide em MPB no almoço e jazz ou um blues à noite.
Na varanda do piso superior, é possível apreciar o cair da tarde ou uma noite linda com céu estrelado. Um enorme pé de maracujá dá aconchego e propicia um aroma imperdível para aqueles que optam por esse espaço.
Serviço: Adeo Cuisine
Local: Alameda Jaú, 1203 - Jardins
adeocuisine.com.br