GASTRONOMIA
Dicas e receitas do autêntico Bacalhau da Noruega
18/12/2018 às 09:51



Na hora de fazer uma receita com bacalhau é preciso escolher o pescado certo entre os tipos que são encontrados no mercado.

O peixe costuma ser um clássico nas ceias de Natal e Ano Novo de muitas famílias, e as dúvidas em torno desse peixe de águas geladas são muitas. O Conselho Norueguês da Pesca (CNP), mostra como escolher o autêntico Bacalhau da Noruega, além de indicar receitas que dão água na boca.

Para ter certeza que está levando o produto certo para casa, é preciso saber diferenciar todos os tipos de bacalhau. Algumas dicas:

o peixe, originário das águas frias e límpidas do mar da Noruega, é chamado de Gadus morhua. Não confundir com o Gadus macrocephalus

existem também outras espécies da mesma família, também pescados da Noruega, que são denominadas peixe tipo bacalhau, como o Zarbo, o Ling e o Saithe, muito comum nos mercados

é muito importante analisar a cor do peixe, porque isso mostra a qualidade do produto. A coloração varia de acordo com o tipo de bacalhau e a cor branca não significa um produto melhor.se certificar de que o bacalhau está seco, sem nenhuma parte visivelmente úmida e descolorida, é outro passo importante. Para obter o sabor clássico do bacalhau é importante que ele seja seco e salgado, pois isso garante a qualidade premium do autêntico Bacalhau da Noruega.

Para sair do clássico bacalhau com batatas e inovar nas festas de final de ano, o Conselho Norueguês da Pesca selecionou receitas saborosas, com ingredientes clássicos da culinária brasileira, para agradar aos paladares mais exigentes.


Bacalhau da Noruega

Torta de Bacalhau da Noruega

Tempo de preparo: 40-60min

Grau de dificuldade: Fácil

Ingredientes:

Massa:

1.5 xícara(s) farinha de trigo

100g de manteiga

1 xícara de água

Sal a gosto

Recheio:

200 g Bacalhau da Noruega

1 tomate

1 caixa de creme de leite

1 ovo

Sal a gosto

Pimenta-do-reino a gosto

Modo de fazer:

Massa: Misture a farinha, o sal e a manteiga (gelada cortada em cubinhos), trabalhando com a ponta dos dedos até obter uma farofa. Junte a água gelada, aos poucos, até conseguir uma massa homogênea. Embrulhe em filme plástico e levar à geladeira por 15 minutos, enquanto o forno aquece a 180ºC (alto). Abra a massa com um rolo e forrar uma forma refratária de 22 cm de diâmetro. Fazer alguns furos na massa para evitar que cresça enquanto assa.

Recheio: Bater o ovo com o creme de leite e ajustar os temperos. Colocar na forma o tomate cortado em 4 e as lascas de bacalhau. Em seguida, cobrir com a mistura do creme de leite e ovos. Levar ao forno até que a massa esteja crocante e o recheio firme e dourado (aproximadamente 30 minutos).


Bacalhau da Noruega

Bacalhau da Noruega grelhado com mandioquinha e cebolada de laranja

Tempo de preparo: 20-40min

Grau de dificuldade: Médio

Ingredientes:

1kg de Bacalhau da Noruega

50ml de azeite de oliva

Cebolada de laranja

200g de cebola laminada

3 dentes de alho cortado em lâminas

150ml de azeite extra virgem

150ml de suco de laranja

1 folha de louro

Tomilho-limão a gosto

Sal a gosto

Pimenta-do-reino moída a gosto

Guarnição:

1,5kg de mandioquinha cozida em rodelas

3 dentes de alho cortado em lâminas

2 colheres de sopa de cebolinha francesa picada

50ml de azeite extra virgem

Flor de sal a gosto

Modo de fazer:

Bacalhau:

Grelhar o bacalhau pelo lado da pele até as postas ficarem douradas. Pincele com azeite.

Cebolada:

Doure a cebola em azeite, junto com o alho, o louro e o tomilho. Misture o suco de laranja e deixe cozinhar em fogo brando. Tempere com sal e pimenta.

Guarnição:

Salteie a mandioquinha em azeite com o alho. Tempere com flor de sal e polvilhe,

no momento de servir, com a cebolinha francesa.


Bacalhau da Noruega

Bacalhau da Noruega na Brasa

Tempo de preparo: 20-40min

Grau de dificuldade: Muito fácil

Ingredientes:

400g de Bacalhau da Noruega

4 colheres de sopa de azeite de oliva

1 cebola

Salsinha

3 dentes de alho

Modo de fazer:

Para começar, prepare o molho para pincelar o bacalhau durante o seu preparo. Pique finamente a cebola, a salsinha e os dentes de alho. Coloque em uma tigela pequena, tempere com um pouco de sal, um fio de azeite e misture bem.

Coloque o bacalhau com a pele voltada para baixo na grelha, previamente pincelado em azeite. Em seguida, pincele com o molho preparado, deixe grelhar por cerca de 3 minutos cada lado, sempre pincelando. Cubra-o com o molho e sirva de imediato. Sal a gosto.

Fonte: Assessoria de Imprensa



Envie por email para um amigo

Leia mais sobre Gastronomia

COMENTÁRIOS

Não há comentário postado até o momento

COMENTE

Seu nome:
Seu email:
Deixar seu email visível: 
Cidade/Estado:

Escreva seu comentário


Digite o código abaixo:
34941



Canadá Inesquecível

HOME
QUEM SOMOS
FALE CONOSCO
TV ZILDA BRANDÃO
COLUNA ZILDA
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mira & Destino é um site de informações turísticas, gastronômicas, negócios e novidades no mercado voltado para o público de alto luxo. Nossa intenção é trazer sempre o que de melhor acontece no mundo
BUSCA DE NOTÍCIA
RECEBA NOTÍCIAS