parceria entre a Trama Afetiva e Vcartwork faz parte da a DW Design - Semana de Design de São Paulo.
A Semana de Design de São Paulo acontece de 11 a 26 de março, no Edifício Virgínia, Rua Martins Fontes, 197 -9º andar, das 12h às 22h. A entrada é gratuita.
Em uma esquina do Baixo Augusta está o Edifício Virgínia, com características modernistas, datado do início da década de 1950, e que estava vazio. Há pouco mais de um ano, porém, o edifício vem sendo ocupado por intervenções artísticas temporárias e, seu térreo ganhou nova vida com a instalação de um bar e um mercado de criativos: o Térreo Virgínia, uma iniciativa da incorporadora Somauma.
Agora, a edificação que aguarda passar por um processo de retrofit , recebe mais uma atividade. Para sua participação na DW! Semana De Design de São Paulo, a Somauma realiza a mostra Quanto Tempo temos? , em colaboração com a Barra Funda Autoral e a Reset.br, com o talento de mais de 80 criativos de diferentes áreas.
Um dos projetos escolhidos para ocupar a semana de design é plataforma TRAMA AFETIVA, com o estúdio VCARTWORK. A instalação A MORTE DO GUARDA-CHUVA marca os três anos de pesquisas sobre ressignificação de náilon de guarda-chuvas recuperados do aterro sanitário, e transformados em vestuários.
É uma ocupação silenciosa para comunicar ideias na contracorrente do greenwashing praticado na moda brasileira quando se fala de design circular, regenerativo e ético. “Regeneração e descarte irregular de resíduos não podem ser tratados como temas, mas com urgência e responsabilidade. Nossa matéria-prima de ação recuperada do aterro sanitário por cooperativa de catadores e catadoras, amplifica o sentido de circularidade, como símbolo de cuidado com o planeta”, comenta Jackson Araújo, da Trama Afetiva.
A mostra é fruto da parceria entre a TRAMA AFETIVA e a plataforma de design regenerativo REVOADA, de Itiana Pasetti e Adriana Tubino. Em três anos de colaboração (2020-22), 1.500 guarda-chuvas foram transformados em vestíveis resíduo zero por Thais Losso, Jorge Feitosa e Itiana Pasetti e viraram fitas para crochê em looks tramados por Monica Pivaea, Cordelial Lanas, Manuela Menghini e Marta Menghini. As mesmas fitas tramaram a grande tapeçaria “Novo Inteiro”, cocriada por Gustavo Silvestre e um time de artistas: Dani Aranha, Lolla Ferreira Lima, Ana Pérola Conceição Santos, Lorrany Arantes, Viviane Gomes de Souza, Anaíde de Paulo Batista, Natalia Domingos, Silvana Araujo, Thiago Araujo e Anderson Costa Figueiredo.
Também será exposta a série de headpieces grafitados e estilizados pelo artista urbano Ricardo Tatoo. “Assim, convidamos a uma reflexão sobre como o design autoral pode estar comprometido em mudar a velha engrenagem de lógica linear e seu modelo de extração, fabricação, consumo e descarte, promovendo espiral de destruição de pessoas e recursos do planeta. Com quem você faz? Para quem você faz? Na Trama Afetiva seguimos fazendo com e para outros e outras, pois acreditamos que a moda não é mais sobre roupas. É sobre pessoas.”, completa Thais Losso.
Durante o evento, além da instalação, também serão vendidas peças como capa de chuva, kimoninho, kimonao, shortinho, bermuda, bucket hat, todas feitas com lona de guarda-chuvas retirados do aterro e ressignificadas.
A Morte do Guarda-Chuva
De 11 a 26 de março, no Edifício Virgínia, Rua Martins Fontes, 197 -9º andar, das 12h às 22h. A entrada é gratuita.