David Marcondes interpreta Ned na Ópera Treemonisha de Scott Joplin
Solista do Theatro Municipal de São Paulo faz duas apresentações especiais com o Coro Luther King em comemorações a Consciência Negra nos dias 27 e 29 de novembro em ópera que se apresenta pela primeira vez no Brasil com uma orquestra completa.
Dono de uma das vozes mais incríveis, o solista negro do Theatro Municipal de São Paulo, David Marcondes, é considerado o melhor barítono da América Latina e um dos melhores do mundo. O barítono foi convidado para interpretar Ned, um dos personagens principais na Ópera Treemonisha, do compositor norte - americano, Scott Joplin. A obra terá duas apresentações especiais e gratuitas: 27 de novembro no teatro Anne Frank, no clube A Hebraica e dia 29 de novembro, no auditório do Ibirapuera.
A apresentação da Ópera Treemonisha é em homenagem aos 50 anos do Coro Luther King e com a participação especial da orquestra de câmera Camerata Sé em comemoração à Consciência Negra. Esta obra é composta apenas por atores e cantores negros. E David Marcondes interpreta um dos personagens principais, Ned, pai de Treemonisha.
Essencialmente compositor de ragtime (gênero musical norte-americano, precursor do jazz), Scott Jopplin compôs a Ópera Treemonisha em 1911, para ser interpretada por cantores negros e conta a história de um casal, que vivia em uma comunidade negra de plantadores de algodão no Sul dos Estados Unidos, no contexto histórico após a libertação dos negros. Este casal, encontrou debaixo de uma árvore sagrada e mágica, uma criança. Uma menina, criada de forma muito especial, chamada Treemonisha, por uma senhora branca, onde o casal negro trabalhava. A ópera ganhou o prêmio Pullitzer da música em 1976.
Sobre David Marcondes
Voz de pura potência sonora, David Marcondes, é um dos mais importantes barítonos do mundo, premiado como o melhor em 2016. É solista do Theatro Municipal de São Paulo e no momento está em cartaz no espetáculo Viúva Alegre, de Miguel Falabella, interpretando Bogdanowitsch, no Theatro Municipal.
Com carreira nacional e internacional, David Marcondes, deu vida ao Barbeiro de Sevilha, protagonista de uma das óperas mais aclamadas do mundo, um avanço na história das óperas interpretadas no Brasil, onde artistas negros reconhecidos são raríssimos. O Barítono coleciona participações nas principais óperas.
Em 2016, David Marcondes foi um dos convidados especiais para cantar na ópera AIDA no Festival Internacional Opera in Piazza a Oderzo, em Treviso, Itália. E também no Japão
Foi solista em renomados festivais líricos na Espanha, Itália e França. Fez interpretações em diversos espetáculos líricos, cantatas musicais em grandes teatros brasileiros com performances de obras clássicas, eruditas e populares.
Ópera Treemonisha
Apresentação do Ministério da Cidadania e Rede Cultural Luther King
Direção artística e musical do maestro Martinho Lutero Galati de Oliveira
Coro Luther King e Camerata Sé – orquestra de câmera
Apresentações:
Dia 27 de novembro às 21h00 - Teatro Anne Frank - Clube A Hebraica
Dia 29 de novembro às 21h – Auditório do Ibirapuera
Entrada Gratuita