Os vinhos rosés dão o tom do Ano da França no Brasil
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Campanha financiada com o apoio da União Européia
Tendência mundial de consumo, os rosados serão tema de diversos eventos pelo País. A agenda começa em janeiro
Produzido em umas das regiões mais charmosas e badaladas da Europa, os rosés de Provence trazem em sua alma o mesmo espírito sofisticado e descompromissado da região francesa e prometem dar um charme a mais ao Ano da França no Brasil
Tendência em vários países do mundo, o vinho rosado é o único da categoria cujo consumo cresce constantemente há dez anos. Descontraídos vinhos de prazer, combinam perfeitamente com o clima e com o modo de vida brasileiro. São alegres, jovens, descompromissados e versáteis que podem acompanhar tanto um jantar elegante quanto uma conversa no quiosque da praia ou no deck da piscina. Mas o caráter jovial dos rosés traz também uma tradição secular e muito investimento em estudos – a região de Provence é a única no mundo a possuir um Centro de Pesquisas dedicado exclusivamente aos rosés - para produzir vinhos de cores claras e sensuais, com complexidade aromática e boa estrutura.
Em 2009, o Conselho Interprofissional dos Vinhos de Provence promoverá ações em diversas regiões do País para apresentar aos brasileiros os típicos rosés dessa região, frescos, vivos e com deliciosos aromas frutados. “O período não poderia ser mais apropriado, já que este é o Ano da França no Brasil e os vinhos são um dos ícones da cultura francesa”, afirma Raphaël Allemand, responsável pela promoção da entidade no Brasil.
Ao longo do ano, os interessados em conhecer um pouco mais sobre os rosados poderão participar de palestras e degustações
O grupo também integra o projeto itinerante Mesa de Cinema, que reúne exibição de filmes com gastronomia, com primeira sessão marcada
Verão rosado
A movimentação em torno dos rosés já acontece na costa de São Paulo. No início do ano, os Vinhos de Provence patrocinam o Wine Summer, promovendo na praia do Iate Clube
Provence Club Brasil
Os vinhos de Provence se encontram atualmente em mais de 20 importadoras no País. Entre as marcas disponíveis, destaque para nove vinícolas que formam o Provence Club Brasil que também tem o objetivo de promover os rosados dessa região.
Entre as iniciativas do grupo está a participação na feira Expovinis Brasil apresentando a cada ano a última safra das vinícolas Château Deffends, Les Vins Breban, Château des Chaberts, Domaine de Rimauresq, Cellier Saint Sidoine, Les Maitres Vignerons de St. Tropez, Château de l’Escarelle, Château Ferry Lacombe e Château de Pourcieux, bi-campeã do concurso Top Ten do Expovinis Brasil. Seu vinho foi eleito o melhor rosé do evento confirmando a supremacia da Provence nesta categoria!