Uma gota no oceano - O CALOR ESTÃ DE RACHAR
Não precisa ser especialista no tema, basta seguir os noticiários: mês sim, mês também um recorde de temperatura é batido no planeta. É um calor de rachar as calotas polares. Literalmente: cientistas detectaram que uma fenda na quarta maior plataforma de
Não precisa ser especialista no tema, basta seguir os noticiários: mês sim, mês também um recorde de temperatura é batido no planeta. É um calor de rachar as calotas polares. Literalmente: cientistas detectaram que uma fenda na quarta maior plataforma de gelo da Antártida já chegou a 130 km de extensão. Essa rachadura vai fazer com que um bloco de 6.000 km² - cinco vezes a área da cidade do Rio de Janeiro - se desprenda do continente gelado.
A Groenlândia também está descongelando por causa do aquecimento global: a maior ilha do mundo, localizada no Ártico, perdeu nada menos do que um trilhão de toneladas de gelo entre 2011 e 2014. Só o degelo groenlandês responde por 10% da subida nível do mar desde 1990.
Na Olimpíada do Rio de Janeiro, o levantador de pesos David Katoatau aproveitou os holofotes para chamar a atenção do mundo para o drama de seu país. Nação insular, o Kiribati pode ser tragado pelas águas do Pacífico. A subida do nível dos oceanos, que também pode engolir cidades costeiras como Rio e Nova York, é apenas o efeito mais visível do aquecimento global. Por isso, é fundamental que todos sem empenhem na luta para deter a mudança climática. Seja pressionando as autoridades para que cumpram o que dita o Acordo de Paris, seja adotando uma vida mais sustentável.
Cada gota conta.
Fonte: Assessoria de Imprensa