Criatividade brasileira em componentes promete conquistar ainda mais a França
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Um grupo de 12 empresas brasileiras estará na Mod´Amont e na Le Cuir a Paris, na França, apresentando inovações desenvolvidas a partir do Fórum de Inspirações Inverno 2009
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“Esta feira é uma referência para o setor de moda, que atrai as atenções de todos os envolvidos com moda e design no mundo”, reforça Kunst. Durante o evento, a exposição ‘’Um Brasil de Componentes’’, apresentará a versatilidade e criatividade dos fabricantes brasileiros, através da aplicação de materiais diferenciados em protótipos para os segmentos de decoração, confecção, calçados, artefatos, móveis, semi jóias e utensílios. A mostra é promovida pela Assintecal e apoiada pela Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).
Entre as empresas participantes está a Casquinha Moda em Madeira, de Campo Bom. Segundo o proprietário da empresa, Jairo de Andrade, os materiais brasileiros estão ganhando cada vez mais espaço na Europa. “A capacidade criativa dos brasileiros para desenvolver produtos diferenciados é o que conquista os europeus. Um exemplo disso, é a qualidade que oferecemos através do acabamento artesanal dos nossos produtos’’, destaca Andrade. A Mod´Amont oferece materiais para todos os setores da moda, abrangendo esportes, lingerie, calçados, materiais de couro, chapéus industriais, jóias e outros segmentos conectados, como embalagens e automotivo. “A feira é uma excelente oportunidade para realização de novos negócios de alto valor agregado”, destaca Andrade.
Na Mod'Amont que recebe pela quinta vez empresas brasileiras, estão confirmadas as seguintes empresas: Casquinha (ornamentos de madeira, miçangas, fivelas, botões, medalhões, argolas e alças para bolsas),
Na Le Cuir a Paris, seis outras empresas brasileiras estão em evidência: Ala Pescados (couro de peixe), Berlonzi (couro pintado à mão, desenvolvimento de produtos customizados para sapatos, bolsas, cintos, vestuário e decoração), Ecofashion (laminado de borracha natural, botões e fivelas em coco natural e chifre de boi, tecidos diferenciados e desenvolvimentos exclusivos em rústicos, entre outros), Nova Kaeru Exotic Leathers (couros de peles exóticas, notadamente as de peixes, rãs e avestruzes), Skin Fish (couro de peixe) e Zenith (tecidos diferenciados, brocados, palhas, jutas, cortiças, cetins, algodão, estampados, laminados). A presença da indústria de componentes em ambas as feiras foi ativada através de uma parceria entre ASSINTECAL e APEX-Brasil (Agência de Promoção de Exportações e Investimentos).
O evento deve reunir mais de 250 expositores internacionais e mais de 18 mil visitantes, reunindo pessoas do Reino Unido, Itália, Alemanha, Espanha, EUA, Japão, Turquia e Coréia do Sul, entre outros países. Mais informações podem ser obtidas no Portal da Assintecal (www.assintecal.org.br).
PERFIL DA FRANÇA - A França é o oitavo maior consumidor de calçados do mundo, algo em torno de 314,6 milhões de pares ao ano e é o país que detém o segundo maior consumo per capita, 5,6 pares/ano. Existem em torno de 212 empresas de calçados na França, situadas principalmente (78%) ao longo da costa do Litoral Atlântico. Mas a produção de calçados na França vem caindo vertiginosamente, sendo que nos últimos anos sofreu uma queda de quase 40%, fato que resultou em um aumento da importação de calçados para dentro do país. O Brasil encontra-se entre os 20 principais exportadores de calçados para a França. O couro destaca-se como o material preferido pelos consumidores da França. Entretanto, esse país apresenta uma peculiaridade: grande aceitação por produtos têxteis (41,1%). Os franceses normalmente apresentam uma postura formal de negociação e um tratamento relativamente distante e elitista, mas apesar disso são muito comunicativos, principalmente porque se valem de gestos e expressões faciais para se expressarem.
Sobre a Assintecal - Fundada em 08 de junho de 1983 com o objetivo principal de integrar as empresas brasileiras de componentes, ampliando a competitividade do segmento, a Assintecal tem sua Matriz
2006-2008 – Desde 2006 o propósito principal foi trabalhar pela integração entre as entidades, entre os associados e com órgãos e entidades internacionais. Alguns exemplos podem ser citados como resultado desta proposta, caso do Fórum de Inspiraçõçes, que unificou as pesquisas de moda para o setor. De
Para os próximos dois anos, a Assintecal irá atuar alinhada a seu Planejamento Setorial, com a missão de promover o desenvolvimento da cadeia coureiro-calçadista brasileira, estimulando ações cooperativas, inovadoras e de atuação global dos associados. Estudos mostram que o caminho da diferenciação pelo design, inovação, tecnologia e originalidade são os mais adequados para o setor de componentes. Assim, diversas ações já estão planejadas para dar continuidade a este trabalho, multiplicando resultados. Há investimentos previstos de cerca de R$ 22 milhões em atividades de promoção comercial no Brasil e exterior, em todos os continentes; projetos de fomento à inovação tecnológica, apoio à produção de moda e design, ações institucionais, estudos de mercado, análises de cenário, capacitação gerencial e técnica, produção de conteúdos de inteligência comercial, ampliação dos convênios e relacionamentos internacionais já existentes, entre outras. Os parceiros são a APEX-Brasil, SEBRAE nacional e regionais e ABDI – Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial.
Os resultados esperados envolvem a capacitação de 1,6 mil empresas e mais de 5 mil profissionais, em média, a cada semestre, com atividades nos pólos calçadistas, aperfeiçoamento dos sistemas de comercialização das empresas, ampliação do número de empresas exportadoras (380 até dezembro de 2008), geração de 500 novos empregos a cada ano e aumento das exportações para US$ 1,1 bi/ano.