O MICE peruano está mais vivo do que nunca
Hub do Pacífico sul-americano e conectado com as mais importantes metrópoles, em vôos diários para Buenos Aires, Cidade do México, Santiago, São Paulo, Los Angeles, Nova York, Amsterdã, Madri e Paris, o Peru desponta como um dos principais destinos de MICE neste pós-pandemia.
Em 2019, a indústria do turismo MICE teve um papel importantíssimo na economia peruana. No total, estima-se que os eventos realizados neste ano geraram um impacto de 122 milhões no PIB, o que representa 7,1% do PIB do setor de turismo e 0,3% do PIB nacional. Neste mesmo ano, realizaram-se 10.303 encontros no Peru, sendo a maioria conferências, reuniões corporativas e congressos; 92% desses eventos foram nacionais e 8% internacionais.
O Centro de Convenções de Lima – localizado ao lado do Museu da Nação e do Ministério da Educação, no distrito de San Borja – inaugurado em 2015, com tecnologia de última geração, tem capacidade para 10 mil pessoas.
Cidades como Paracas, Cusco e Arequipa oferecem também com uma grande variedade de hotéis de 3 a 5 estrelas, com aproximadamente 330 salas bem estruturadas e prontas para receber eventos, reuniões, congressos e simpósios em algumas das cidades mais belas e emblemáticas da América do Sul.
Seu patrimônio arqueológico, sua cultura viva e milenar, sua população calorosa, sua requintada gastronomia reconhecida mundialmente e sua infraestrutura de primeiro nível fazem do Peru um dos destinos mais procurados para viagens de incentivo quando se fala de América do Sul. Cusco, Machupicchu e o Vale Sagrado são as jóias do império inca e oferecem experiências ricas e autênticas, seja em restaurantes estrelados, sítios arqueológicos instagramáveis ou museus com acervos impressionantes.
Uma masterclass gastronômica num restaurante rooftop em Cusco, um desfrutar dos vários espaços naturais, um workshop de produção de objetos de cerâmica no Pablo Seminario e um brunch à bordo do luxuos trem Belmond Hiram Bingham estão também disponíveis como opções. Ou, caso prefira um diferente serviço ferroviário de luxo, o Belmond Andean Explorer levará o turista a conhecer os andes peruanos até chegar em Arequipa. E, ao chegar na Cidade Branca, os turistas se surpreenderão com as tradicionais picanterías e a gastronomia milenar da região, além das suas belíssimas construções históricas, como o Monastério de Santa Catalina.
Já em Paracas, a visita a Reserva Islas Ballestas e a experiência de desfrutar das dunas do deserto como cenário para um jantar privado para o grupo de passageiros são indispensáveis. Os vinhedos da região, onde nasceram as uvas responsáveis pela produção do famoso pisco, também são um must go para aqueles que querem conhecer mais a fundo o estilo de vida e a história do povo peruano.
Lima colonial e Ica são também paradas obrigatórias para viagens de incentivo de alto padrão. Para os mais aventureiros, também é possível elaborar roteiros com opções de atividades esportivas e radicais, como passeio de kaiak, sup yoga, trilhas, ciclismo ou até mesmo experiências de camping nos mais diversos cenários naturais do Peru, inclusive no deserto.
A Comissão para a Promoção das Exportações e Turismo do Peru – PROMPERÚ –, no âmbito das suas ações de promoção do turismo MICE para o país vizinho, participou recentemente de eventos internacionais MICE ao redor das Américas, como o IBTM no México (de 24 a 25 de agosto). Ainda este ano, o escritório de turismo participará do IMEX America, em Las Vegas, durante os dias 11, 12 e 13 de outubro.