La Rioja, um canto da Argentina com muitos parques ecol贸gicos e roteiro de enoturismo.
A cidade que faz fronteira com o Chile, está em uma das regiões das melhores uvas argentinas, sendo La Rioja uma grande produtora de vinho, exportando para Europa, Estados Unidos e Ásia. O maior produtor local é uma cooperativa formada por mais de vinte e cinco pequenos produtores, responsáveis por uma produção de mais de duzentos milhões de litros por ano.
Diversos roteiros de enoturismo estão à disposição de turistas, assim como passeios aos parques naturais locais. Em alguns deles, a Cordilheira dos Andes emoldura a vista, e outros grandes lagos abrigam espécies diversas de pássaros. O Parque dos Dinossauros é uma das grandes atrações, em uma área de 215 mil hectares, declarada Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco, em 2000, com várias réplicas dos animais pré-históricos, em tamanho natural e confeccionadas em fibra de vidro, espalhadas pela área, o novo parque ainda conta com sala de projeções e com uma via de 230 metros de extensão, na qual as diversas espécies de dinossauros são mostradas em ordem cronológica.
Na Serra de Famatina, os minérios de ouro e prata foram extraídos na primeira metade do século XX. O minério era transportado para o vale por um teleférico material extremamente incomum para a época, com 35 km de extensão e 3.500 metros de altitude. Os vestígios deste teleférico ainda podem ser vistos hoje a uma altitude de 4.500 metros
Passeios em 4x4, cavalgadas, treeking em áreas de rara beleza, que oferecem desde imensas cascatas, áreas quase desertas e sítios arqueológicos, a cume de montanhas, como a Cumbre La Viuda, coberta por neve.
A gastronomia local é outro destaque para quem escolhe o destino. São pratos típicos, artesanais que atravessam o tempo pelas gerações, como as empanadas, o ensopado de batatas com chouriço, azeite, cebola e os huevos a la riojana, ovos duros refogados numa caçarola, com alho e pimentão seco, servidos com uma espécie de rabanada.
A partir do mês de maio, os brasileiros poderão conhecer mais facilmente La Rioja, com voos que partirão de São Paulo em viagem direta a La Rioja, da companhia aérea Allas Riojana, inicialmente com duas saídas semanais.
Patricia de Campos