Um outro olhar do Roteiro do Vinho de São Roque
O Roteiro do Vinho de São Roque já é destino consagrado dos amantes do vinho, mas ele também pode ser percorrido por quem não toma bebidas alcoólicas e até mesmo por vegetarianos e veganos, no “roteiro alternativo”.
A grande maioria das 43 vinícolas que compõem o roteiro, produzem também sucos de uva, tanto da branca como da tinta, diferenciando apenas se são integrais ou naturais, mas todos de ótima qualidade. Na vinícola Góes é possível encontrar também o suco integral de tangerina. Nas vinícolas XV de Novembro, Alma Galiza, Casa da Árvore, Frank, entre outras, é possível inclusive degustar os sucos gelados, um verdadeiro refresco para alma.
Fugindo dos grandes restaurantes, a dica é um almoço caipira no Itacolomy, que fica na estrada paralela a do vinho (Rua Benedito Silvino de Camargo, 245). O espaço é grande e confortável, com salão para refeições e mesinhas espalhadas sobre árvores no jardim e poltronas para relaxar. As crianças adoram, pois podem ver bezerros, galinhas, tartarugas e brincar no pula-pula.
Na mesma rua a parada é obrigatória no Armazém Biointegral, um espaço zen, com pães de fermentação natural e outros como de azeite e rústicos. As cucas e os bolos do local, são fantásticos, além de delícias veganas e vegetarianas. No lugar um varandão sombreado, ótimo para desacelerar e experimentar o café com gotas de óleo de coco.
Qualquer regime merece uma escorregada para experimentar os doces portugueses do Don Patto, um dos maiores e mais concorridos restaurantes do roteiro, com vários espaços, todos estagramáveis, e uma doceria com opções como pastel de Santa Clara, pastel de Belém, tortinha de amêndoas, entre outros. Vale a pena levar a caixinha de doces sortidos para casa.
Seguindo pela já icônica Estrada do Vinho, depois de várias paradas para degustação de sucos, encerrar o dia na vinícola Frank é uma boa pedida, principalmente se estiver com crianças e/ou pets. Eles têm um playground espaçoso e são pet friendly. No local há um restaurante, a loja da vinícola e o quiosque, que serve um sanduíche “monster” e pasteizinhos coloridos, com massa feita com ervas, pimenta e queijo, com recheios que vão do convencional a especiais, com de alcachofra, de costela com queijo, entre outras tantas opções, que acompanhados com o suco de uva branca deles, bem gelado, é fechar o dia com chave de ouro.