Jamaica, Caribe - um lugar para guardar no coração
Conhecer a Jamaica, foi para mim um grande aprendizado, ali ficou um pouco de minhas memórias, meu coração o amor a natureza e o respeito a um povo tão si
Por: Zilda Brandão
Conhecer a Jamaica, foi para mim um grande aprendizado, ali ficou um pouco de minhas memórias, meu coração o amor a natureza e o respeito a um povo tão simpático, educado e humilde.
A Jamaica está situada no Caribe e os turistas se encantam pela sua beleza natural e a rica gastronomia. O mar azul transparente é um verdadeiro colírio para os olhos, e a paz local, nos dá um relaxamento completo.
A Jamaica é um dos destinos mais procurados no Caribe pelas suas belezas naturais, cultura, música clima e praias paradisíacas. .
O nome Jamaica veio dos Xamais que significa terra dos mananciais. Para quem não sabe, a ilha já foi propriedade privada do famoso descobridor Cristovão Colombo. Em 1965, deixou de ser propriedade espanhola e passou a ser domínio da Grã-Bretanha, mas foi no dia 6 de agosto de 1962 que a ilha tornou-se independente.
A maioria da população são descendentes de africanos. A Jamaica é a terceira maior ilha das grandes Antilhas com 10.990 km quadrados e fica a 145 km ao sul de Cuba.
A capital é Kingston, uma cidade linda e muito rica em cultura.
A Jamaica é a quinta exportadora de Bauxita do mundo, e também produz café, banana açúcar, inhame, tabaco,laranja, limão, abacaxi ,mel artesanato e rum, além da melhor hotelaria e entretenimento.
A cultura Jamaicana tem na musica uma presença mundial como o regaee introduzido no mundo pelo cantor Bob Marley.
O grande escritor Ian Fleming (produtor dos filmes James Bond) viveu na Jamaica muitos anos e ali rodou diversos filmes como Octopussy, Dr.No, Golden Gum e outros mais.
A ilha oferece muitas atrações como o esporte mais popular do local; o criquet, não podendo também esquecer que de lá saíram grandes pugilistas como Trevor Berbick e Mike Mac Callum.
Passamos alguns dias em Montego Bay no Hotel Riu Montego Bay Palace Jamaica, um cinco estrelas de arrancar suspiros pela beleza do local, conforto e quartos espaçosos.
Foto / Crédito: riu.com
Passeio pelo Hotel Riu Montego Bay
A piscina com fundo infinito dá acesso direto as areias brancas e finas com um mar simplesmente translúcido onde as cores variam do azul claro, escuro e verde. Ao cair da tarde os turistas se juntam na praia para apreciar a grandiosidade do por do sol.
Passeio pela piscina do Riu Montego Bay
O Bar funciona na piscina com cadeiras dentro da água, uma hidro-massagem e seis restaurantes com uma gastronomia muito rica.
Gastronomia no Riu Montego Bay
A noite a movimentação no hotel é intensa com shows, bandas jamaicanas e musica de piano.
A 3 quarteirões do hotel, encontra-se um pequeno mini shopping onde vários produtos típicos são vendidos.
As lojinhas de produtos típicos
Após o final da Japex 2014, partimos para Negrille, uma pequena ilha a duas horas e meia de Montego Bay, onde ficamos hospedados na mesma cadeia dos hotéis Riu Resort um cinco estrelas maravilhoso, com quartos bem estilosos.
Em Negril, a areia da praia é tão fina e branca que chega a brilhar como um diamante. Se entrar no mar com a água até o pescoço, você verá todos os peixinhos nadando em torno de suas pernas.
Andei pelas águas límpidas daquele mar azul refletindo muito e descobri o quanto é importante a simplicidade e que na vida não é preciso muito para ser feliz.
A Jamaica foi uma grande revelação para mim e ficará eternamente no meu coração.
Até a maneira do povo cumprimentar as pessoas é diferente, esse gesto na foto abaixo significa respeito.
Todas as noites foram organizadas festas com tendas montadas ao ar livre decoradas com lustres de cristal boa musica e stands com diversos tipos de comida, para serem degustados pelos participantes do Japex .
Zilda Brandão com os simpáticos e carinhosos Jamaicanos instrutors de salto na cachoeira
Maria Carmona (Jamaica Tourist Board) - atenciosa durante toda a viagem
Os deliciosos doces preparados pelos chefs do hotel Riu
Escultura na escadaria do Hotel Riu Palace jamaica
DICAS
Melhor época para visitar a ilha meses de Abril e Maio
HOTEL HYATT ZIVA
Entrada da festa no local onde será inaugurado o Hyatt Ziva
Grupo de Diretores e relações publicas do novo Hyatt Ziva
O QUE FAZER
Arvorismo;
Nadar com os Golfinhos;
Visitar as Cachoeiras;
Caiaque;
Passeio de Catamaram – durante o trajeto pode-se praticar o snoker;
Jet Tour;
Passeio a cavalo na água;
Chukka;
Passeio de Carruagem;
Visita ao Rick Café que está entre os 10 mais cafés mais bonitos do mundo;
Negril Golf Club;
Margherita Villa ;
Rose Hall Goat House;
Passeio de Jangada e muito, muito mais divertimentos;
Para quem não sabe. O maior número de turistas na Jamaica são os americanos.
O QUE LEVAR NA MALA
Roupas leves, shorts, bikinis, calça jeans, camiseta chapéu, protetor solar, vestidinhos longos de Jersey, saída de praia e bermuda. Um pretinho básico para a noite acompanhado de um salto não pode faltar na mala.
AGRADECIMENTOS:
Riu Resorts Hotel
Copa Airlines
A Global Marketing Sales
Crédito: www.visitjamaica.com e www.riu.com