ANAVILHANAS - Alto Amazonas - 4 Dias
0
Rio Solimões - Lago January - Assentamento Tuiuka - Encontro das Águas Rio Ariaú - Lago Acajatuba - Anavilhanas - Igarapé do Jaraqui
Este roteiro oferece um leque diversificado de atrações selvagens e humanas pelo Alto Amazonas, como escalada em árvores gigantes, mergulho com botos cor-de-rosa, índios tuiuka, sobrevôo de parasail e navegação por ecossistemas de água negra e barrenta.
No primeiro dia é oferecido ao viajante uma breve explicação sobre a fauna, flora, costumes regionais e o itinerário que será realizado. Além de distribuir um material que fala sobre ecoturismo e mapas. Embarcamos e começamos a viagem pelo Lago January, que é um rico ecossistema repleto de aves, répteis, plantas exóticas e árvores gigantes. Em um passeio de canoa pode-se admirar as vitórias-régias, os botos-rosas, botos-tucuxi e aves da época, como garças, arara-canindé e papagaio-da-várzea. Em seguida partida rumo ao Rio Solimões, será servido almoço a bordo e ao encontro das águas do Rio Negro com as do Solimões, as quais por mais de 9 km correm lado a lado.
No segundo dia passeio na praia do Tupé, onde reside um assentamento de índios oriundos do Alto Rio Negro. Na aldeia será feita uma apresentação de costumes tradicionais (dança, histórias e artesanato). Quem quiser pode aprender também um pouco das linguas nativas, tuiuka e tukano. Depois do almoço, navegaremos até o Rio Ariaú, onde em meio as águas pretas pode-se fazer escalada em árvores gigantescas. No Lago Acajatuba uma visita a uma casa flutuante, onde o turista poderá alimentar e mergulhar com os botos-rosa. No fim do dia, é o momento ideal para aproveitar a escuridão e fazermos o passeio de focagem de jacarés e outros animais noturnos.
Anavilhanas, é um dos maiores arquipélagos fluviais do mundo a principal atração do baixo Rio Negro. O terceiro dia do passeio é dedicado a este local, onde amanheceremos ao som da floresta e dos igapós. Lá serão feitas trilhas aquáticas, banho com bóias sob a sombra da Macacarecuia e contemplação da natureza. No período da tarde visita ao sitio caboclo do seu Manuel para ver as típicas casas de farinha e pomar de frutas regionais. No mesmo local partida por uma trilha de 2hs a pé em uma floresta primária para apreciação da fauna e flora de terra firme. Ao final, montagem do acampamento em tapiri caboclo, com direito a fogueira, bate papo, histórias do folclore caboclo e pernoite em rede.
No dia seguinte volta a embarcação para pescaria de piranhas no Igarapé do Jaraqui ou visita ao Museu Lúdico do Seringalzinho. Após um destes passeios pode-se sobrevoar de parasail o Rio Negro, nas imediações da praia da Lua. O restante do dia é destinado a navegação para retorno a Manaus.
*Este é um dos roteiros de saída garantida que a KATERRE possui.
**A KATERRE possui três tipos de embarcações onde podem ser feitos os roteiros. Todos os passeios são feitos por uma tripulação especializada na região e os quais inclui pensão completa e acomodações confortáveis.