×
HOME BELEZA BUSINESS E NEGÓCIOS CULTURA DESTINOS EVENTOS GASTRONOMIA HOTELARIA MODA PETS SOCIAL TURISMO ZILDA BRANDÃO DICAS DE VIAGEM QUEM SOMOS TV ZILDA BRANDÃO ÚLTIMAS NOTÍCIAS FALE CONOSCO
     

Whats Instagram Instagram Facebook
×
ENCONTRE SUA NOTÍCIA

CULTURA

Zilda Brandão
08/04/2023 às 22:23hs


Trevas ao Meio-Dia é um experimento dialógico de voz e piano, que reúne a atriz e diretora Johana Albuquerque, o compositor e pianista Pedro Birenbaum e a atriz e cantora Maria Bia. Cenas performáticas de poesias selecionadas do paraibano Augusto dos Anjos (1884-1914) ocorrem, em paralelo a músicas ao piano, especialmente compostas para interagirem com os textos. 


É uma paisagem cênico-musical que investiga a poética de Augusto, extraída de seu único livro, Eu e outras poesias, que bastou para projetá-lo ao patamar dos grandes escritores do séc. XX.

Em certos momentos, projetadas numa tela, surgem letreiros, gravuras, fotos e cenas pré-gravadas que se mesclam com as performances presenciais, emergindo o universo imagético e telúrico do grande poeta: a obsessão pela morte e suas precisões científicas, a força cruel do tempo inexorável, a imensidão cósmica, a escuridão e as forças obscuras do homem e da natureza. 

Apesar de um português longínquo, com termos, conceitos e métricas distantes de nós que estamos aqui em pleno século XXI, a obra de Augusto dos Anjos nunca esteve tão atual. Suas palavras ressurgem hoje com luz e potência, evocando dramaticidade, lirismo e, paradoxalmente, transmitindo beleza, horror e paixão. 


Poeta paraibano simbolista, ou mesmo pré-modernista, segundo o crítico Ferreira Gullar, e mais conhecido como “o poeta da morte” – Augusto dos Anjos está em todos os currículos do Ensino Médio.


Trevas ao Meio-Dia é mais uma criação e produção da Bendita Trupe e foi especialmente concebida pela diretora Johana Albuquerque para a Biblioteca Mário de Andrade.

 

 

 

Trevas ao Meio-Dia: Uma paisagem cênico-musical sobre a poética de Augusto dos Anjos

Temporada: De 03 a 24 de abril, às segundas-feiras, às 19h

Local: Auditório Rubens Borba de Moraes da Biblioteca Mário de Andrade

Rua da Consolação, 94 – República – do lado do Metrô Anhangabaú

Ingressos: gratuitos, distribuídos a partir de 1h antes do espetáculo

Classificação: 10 anos

Duração: 45 minutos

 

Capacidade: 170 lugares (acessibilidade)






Tópicos: - -

ENVIE PARA UM AMIGO

Leia mais sobre Cultura

LEIA TAMBÉM:
COMENTÁRIOS


Adicione seu comentário

Nome:
Email:
Cidade e Estado:
Comentário