“Helena Blavatsky, a voz do silêncio” fará mais oito apresentações em São Paulo
Grande sucesso de público na capital paulista, o monólogo “Helena Blavatsky, a voz do silêncio” fará mais oito apresentações, no Teatro B32, novo complexo cultural da capital paulistana, idealizado pelo empresário Rafael Birmann, localizado na Avenida Faria Lima. Helena Petrovna Blavatsky foi uma das figuras mais notáveis do mundo nas últimas décadas do século 19, tornando-se imprescindível para o pensamento moderno.
A vida e obra desta renomada pensadora russa inspirou o espetáculo, que estreou virtualmente, em 2020, com elogios de artistas e formadores de opinião (veja depoimentos abaixo), e fez sua primeira temporada presencial, em janeiro, em São Paulo. Estrelada por Beth Zalcman (@bethzalcman), sob a direção de Luiz Antônio Rocha (@luiz.antonio.rocha), indicado ao prêmio Shell de 2019 pela montagem de “ Paulo Freire, o Andarilho da Utopia”, a montagem mexe com os espectadores ao instigar uma profunda reflexão sobre a busca do homem pelo conhecimento filosófico, espiritual e místico. Este é o primeiro texto teatral da filósofa e poetisa Lucia Helena Galvão (@profluciahelenagalvao), cujas palestras na internet são acompanhadas por milhões de seguidores. Após cada sessão, haverá um bate-papo com a equipe de criação.
Helena Blavatsky foi, antes de tudo, uma incansável buscadora de sabedoria antiga e atemporal, revolucionando o pensamento humano. Sua vasta obra influenciou cientistas como Einstein e Thomas Edison; escritores como James Joyce, Yeats, Fernando Pessoa, T. S. Elliot; artistas como Mondrian, Paul Klee, Gauguin; músicos como Mahler, Jean Sibelius, Alexander Criabrin; além de inúmeros pensadores, como Christmas Humphreys, C. W. Leadbeater, Annie Besant, Alice Bailey, Rudolf Steiner e Gandhi.
O monólogo retoma a parceria entre a atriz Beth Zalcman e o encenador Luiz Antônio Rocha, depois do sucesso da peça “Brimas”, pelo qual a atriz foi indicada ao prêmio Shell de melhor texto. A encenação propõe uma dramaturgia inspirada no conceito desenvolvido pelo artista Leonardo Da Vinci em suas obras, conhecido como “sfumato”. Da Vinci descreveu a técnica como: “sem linhas ou fronteiras, na forma de fumaça ou para além do plano de foco”. A montagem procura nos levar do irreal ao real, das ilusões à verdade espiritual, da ignorância à sabedoria que ilumina o propósito da existência. O ponto de partida para a direção de arte, cenário e figurinos foram baseados em algumas pinturas do artista impressionista Édouard Manet que traduz com beleza a solidão deste último instante de vida de Helena.
erviço:
Helena Blavatsky, a voz do silêncio
Monólogo teatral inspirado na trajetória e na obra da escritora russa Helena Blavatsky
Temporada: De 3 a 19 de março de 2023
Teatro B32: Av. Brigadeiro Faria Lima, 3.732 - Itaim Bibi, São Paulo – SP
Telefone: (11) 3058-9100
Dias e horários: sexta (dia 03/03), às 20h, sábado (04/03), às 18h e 21h, domingo (05/03), às 19h. Quarta-feira (15/03), às 20h, sábado (18/03), às 18h, e domingo (19/03), às 17h e 20h. Após cada sessão, haverá um bate-papo com a equipe de criação, com exceção do dia 18/03.
Ingressos: Plateia: R$ 120 (inteira) e 60 (meia-entrada); e Balcão: 80 (inteira) e R$ 40 (meia-entrada).
Duração: 1h.