Comédia Inferno, do argentino Rafael Spregelburd, estreia no Teatro Uol em outubro
Montagem brasileira tem direção e tradução de Malú Bazán. Texto inédito no Brasil toca em temas sensíveis da américa latina sem perder o humor
Inferno, texto do dramaturgo argentino Rafael Spregelburd, estreou recentemente em Buenos Aires (setembro de 2022) num dos principais palcos da famosa Avenida Corrientes com direção do próprio autor. Inédita no Brasil, a peça ganha uma montagem, dirigida e traduzida por Malú Bazán, com estreia prevista para 08 de outubro, no Teatro Uol, onde fica em cartaz até 28 de novembro. O elenco traz Camila Czerkes, Gabriel Miziara, Henrique Schafer e Luciana Carnieli. Assim como outros textos do ator e dramaturgo argentino encomendados por companhias de outros países, este foi uma encomenda do teatro austríaco Vorarlberger Landestheater Bregenz em comemoração aos 500 anos do pintor Hieronymus Bosch (1450-1516).
Malú Bazán nasceu na Argentina, mas foi criada aqui e se considera uma diretora brasileira. Esse trânsito que faz parte dela lhe interessa, e acredita na potência da troca entre esses dois países e todos os outros que compõem nossa América Latina. “Através das dramaturgias, podemos entender como cada um desses países lida com sua história, e como a elabora. Essa troca entre nós, a construção desse diálogo, é de uma potência revolucionária.”, comenta. Por isso ressalta a importância dessas duas montagens coexistindo nesse momento.
A comédia de Spregelburd é uma espécie de labirinto. Na trama, uma confusão causada por um funcionário do Vaticano faz com que o inferno bíblico deixe de existir no subterrâneo e passe a ficar escondido nos detalhes mais minuciosos da existência humana, até na linguagem ou principalmente nela.
O Inferno, de Rafael Spregelburd
Temporada: 8 de outubro a 28 de novembro, aos sábados, às 22h, aos domingos, às 20h, e às segundas, às 21h
Teatro Uol – Shopping Pátio Higienópolis – Avenida Higienópolis, 618, Higienópolis
Ingressos: R$ 40 a R$ 100
Classificação: 14 anos
Duração: 100 minutos
Capacidade: 300 lugares
Acessibilidade: local acessível para cadeirantes (2 lugares)
Crédito foto: Andrea Machado