Teatro Alfa recebe Pés Descalços e Berenices, peças infantis do Grupo Morpheus Teatro
Espetáculos abordam respeito com as diferenças e crescimento pessoal. O grupo trabalha com a linguagem de teatro de animação e de máscaras
Berenices - Foto: Lívia Gonzaga Bertuzzi
Teatro Alfa recebe Pés Descalços e Berenices, peças infantis do Grupo Morpheus Teatro
Espetáculos abordam respeito com as diferenças e crescimento pessoal. O grupo trabalha com a linguagem de teatro de animação e de máscaras
A temporada de espetáculos infantis do Teatro Alfa, que tem recebido nos últimos anos as companhias de teatro para crianças mais importantes de São Paulo, começa 2018 com dobradinha do Grupo Morpheus Teatro. O espetáculo Pés Descalços fica em cartaz de 3 de fevereiro a 4 de março. Em seguida, Berenices cumpre temporada de 10 de março a 28 de abril. Os espetáculos acontecem aos sábados e domingos, 16 horas.
Fundado em 2002, o Grupo Morpheus Teatro se dedica a desenvolver uma linguagem de animação de bonecos, máscaras e teatro físico. No repertório, espetáculos adultos e infantis. Verônica Gerchman, que assina texto, direção e atuação nos dois espetáculos que irão ao Alfa, conta que as produções são pensadas para toda a família.
Pés Descalços - Foto: Karim Sauro
Pés Descalços conta a história de Florência, menina agitada e extrovertida que conhece Rodolfo, um rapaz tímido e muito diferente do que ela. A partir dos personagens, o espetáculo explora temas como a aceitação das diferenças e superação de ideias pré-concebidas. Já Berenices explora poeticamente diversas emoções, comportamentos e características da personagem que intitula a peça após a notícia de que ela ganhará um irmão.
“Pés Descalços foi uma peça concebida a partir de bonecos que tinham sido criados em uma oficina, já Berenices foi criada a partir de um texto”, conta Verônica. Em Berenices não há linguagem verbal na cena: toda a peça é guiada a partir dos bonecos, máscaras, sons e luzes. Nos espetáculos do Grupo Morpheus, a manipulação dos bonecos é direta, sem o intermédio de fios ou varas, com os atores sustentando e movimento os bonecos o tempo inteiro.
Pés Descalços foi contemplado com o Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2009, ProAc 2011 – Programa de Difusão e Circulação de Espetáculo Teatral e Prêmio Zé Renato 2016. Berenices recebeu apoio do ProAc n° 07/2015 - Concurso de Apoio a Projetos de Produção de Espetáculo Inédito e Temporada de Artes Cênicas para o Público Infantil.
Sobre Pés Descalços
Espetáculo de teatro de animação voltado para o público infantil que fala, de forma simples, da beleza do encontro, da aceitação do outro, do despojar-se de ideias pré-concebidas, da força da imaginação e do ato criativo. A temática da diferença entre as pessoas, dos medos e receios, da timidez e da sensação de inadequação, pertence aos seres humanos desde a mais tenra idade.
O espetáculo traz esse mundo de relações para o universo de um tanque de areia de um parquinho, onde ocorre o encontro de Florência, uma menina intrépida e falante, com Rodolfo, um menino tímido e contemplativo. Nesse universo, o público é estimulado a se sensibilizar com todas essas emoções.
Ficha técnica - Direção, Autoria e Roteiro: Verônica Gerchman. Elenco: Verônica Gerchman, João Araujo, Cassia Domingues e Daniela Boni. Cenário, Adereços E Criação De Bonecos: João Araujo. Trilha Sonora Original: Yuri De Franco, Daniela Boni, Mateus Pires e Mavutsinin. Figurino: Luana De Lucca
Sobre Berenices
Pessoas sentem e pensam muitas coisas, às vezes tudo ao mesmo tempo. Imagine conseguir ver sentimentos, pensamentos e sensações tomarem forma? O espetáculo Berenices utiliza as linguagens do teatro de animação e das máscaras para narrar a saga da pequena Berenice e seu encontro consigo mesma e com o mundo. Diante da chegada de um irmão, a personagem inicia o aprendizado de perceber e lidar com seus pensamentos, sentimentos, medos, dificuldades e expectativa sobre os outros.
Berenice é uma menina curiosa, que se encanta com o mundo. Aprender e descobrir são coisas preciosas para ela. Mas quando começa a crescer e a entender as coisas, o que as pessoas falam e como o mundo conversa, ela percebe algo estranho. E essa estranheza começa aos pouquinhos. Para dar forma a esse espetáculo, a companhia escolheu o teatro de animação, mais conhecido como teatro de bonecos e a linguagem das máscaras. Com essas linguagens, criou-se a possibilidade do duplo, em que são concretizadas as várias Berenices que a pequena menina encontrará em sua saga de crescimento.
Ficha técnica - Autoria e Direção Geral: Verônica Gerchman. Direção De Bonecos e Máscaras: João Araujo. Elenco: Verônica Gerchman, João Araujo, Cassia Domingues, Daniela Boni e Zé Antônio do Carmmo. Cenário, Adereços e Criação de Bonecos: João Araujo, Verônica Gerchman, Cassia Domingues, Daniela Boni e Zé Antônio do Carmmo. Trilha Sonora Original: João Araujo, Daniela Boni e Mavutsinim. Figurino: Dalmir Rogério.
Fonte: Assessoria de Imprensa