JAPAN HOUSE São Paulo abriga a arte contemporânea em exposição do artista japonês Kohei Nawa
Expoente do circuito artístico internacional, Nawa apresenta instalação mutante e surpreendente, a partir do dia 23 de setembro, no térreo do centro cultural
PixCell Double Deer
JAPAN HOUSE São Paulo abriga a arte contemporânea em exposição do artista japonês Kohei Nawa
Expoente do circuito artístico internacional, Nawa apresenta instalação mutante e surpreendente, a partir do dia 23 de setembro, no térreo do centro cultural
A arte contemporânea do Japão chega este mês a JAPAN HOUSE São Paulo por meio do trabalho de Kohei Nawa, um dos principais nomes da nova geração de artistas multidisciplinares do país. A casa apresentaESPUMA | Kohei Nawa, uma instalação mutante, que poderá ser visitada de 23 setembro a 12 de novembro, no centro cultural.
Manifold
Localizada no térreo da JAPAN HOUSE São Paulo, esta escultura transitória ficará em um ambiente azul, com iluminação programada para revelar sua constante transformação. Nesta mutação, uma espécie de montanha de espuma ou nuvens se modificarão a cada segundo, como um elemento orgânico em que cada célula desta obra viva estará condicionada ao seu ciclo de nascimento e destruição.
Espuma
Com curadoria do diretor de programação Marcello Dantas, esta obra reforça a proposta de intercâmbio de conhecimento e técnicas entre profissionais do Brasil e do Japão. Assim como o projeto SANDWICH, um estúdio de Nawa, localizado em Kyoto, onde ele recebe pessoas de todo o mundo para promover o encontro entre artistas e compartilhar suas técnicas inovadoras.
Espuma
Kohei Nawa se destaca por uma surpreendente atuação multidisciplinar em artes, arquitetura e moda com trabalhos em distintas formas passeando entre esferas, modelagem 3D, artesanato tradicional, técnicas industriais, entre outras. Nawa é um dos artistas que tem trabalhado para apresentar uma visão vanguardista da arte japonesa ao mundo. A obsessão com a experimentação de materiais e produtos químicos tem chamado a atenção pelos diferentes e frequentes usos em trabalhos que realiza.
PixCell Lion
Aos 42 anos, é um dos artistas mais relevantes do Japão, prova disso é o fato de fazer parte da coleção permanente do Metropolitan Museum of Art, em Nova Iorque, com seu PixCell-Deer#24, da série BEADS. Neste trabalho, itens são cobertos com esferas transparentes, representando células ou pixels, que funcionam como uma espécie de concha de luz que revelam as cores e texturas, dando diferentes percepções de profundidade para cada peça. Na moda, destacam-se trabalhos como o vestido esculpido em jeans, projeto realizado com o desginer Kunihiko Morinaga para a Anrealage, uma iniciativa para a criação de roupas que incorporam tecnologia e tecnicas inovadoras com forte abordagem nos detalhes.
Beyond Cosmologies
Na série DIRECTION, destaca o impressionante efeito da gravidade com a experimentação de materiais e produtos químicos para a composição de telas aparentemente simples, mas que abrigam um processo meticuloso.Manifold é outro trabalho de destaque do artista, uma enorme escultura em aço e alumínio, de 13 metros de altura feita com 200 esferas e tubos cortados, soldados e moldados e que levou quase três anos para ser criado em workshops na China, Coréia do Sul e Japão. Com formação na Kyoto City University of Art (Quioto) e no Royal College of Art (Londres), o artista tem o budismo e o xintoísmo nativos do Japão como suas primeiras influências.
Manifold
Complementando a programação, Nawa realiza palestra aberta e gratuita no dia 22 de setembro. Na ocasião, comentará seu processo criativo, estudo de novos materiais, projeto SANDWICH, bem como relação de seus trabalhos com a tecnologia, que vão além do digital. Mais informações sobre o trabalho do artista em http://kohei-nawa.net/works
ESPUMA | Kohei Nawa
De 23 de setembro a 12 novembro
JAPAN HOUSE São Paulo - Avenida Paulista, 52 - Térreo
Horário de funcionamento:
Terça-feira à Sábado: das 10h às 22h
Domingos e feriados: das 10h às 18h
Entrada gratuita
Confira a programação no www.facebook.com/JapanHouseSP/
Palestra Kohei Nawa: Sensações Materiais
22 de setembro, sexta-feira
Horário: 17h (duração 1h30)
Local: JAPAN HOUSE São Paulo - Avenida Paulista, 52
Entrada gratuita
Senhas disponíveis uma hora antes de cada sessão devem ser retiradas na recepção.Participação sujeita a disponibilidade do espaço.
Sobre Kohei Nawa
Nascido em 1975, artista multidisciplinar e inovador, Kohei Nawa tem um vasto repertório criativo, de esculturas a edificações arquitetônicas, com experimentação de novos materiais, formas e apresentações, inclusive recorrendo à tecnologia em favor da arte contemporânea. Nawa é dono de trabalhados surpreendentes como BEADS, em que objetos são cobertos com esferas transparentes criando esculturas de forte impacto visual que funcionam como células de imagens. Outras series importantes são PRISM, SCUM, GLUE, TRANS, LIQUID, DIRECTION que fazem parte de coleções de importantes museus e galerias ao redor do mundo. É diretor do SANDWICH, um espaço ocupado por uma ex-fábrica de sanduíches em Kyoto, utilizado desde 2009 como plataforma criativa e ponto de encontro de artistas, designers e arquitetos. Com a assistência de profissionais para produção de arte, instalação e design gráfico, jovens criadores do Japão e de todo o mundo podem participar de projetos estimulantes e desafiadores.
Sobre a JAPAN HOUSE São Paulo
A JAPAN HOUSE São Paulo é uma instituição dedicada a mostrar o melhor do Japão do século 21. Inaugurada em maio, foi a primeira a abrir as portas no mundo. Outras duas unidades serão inauguradas posteriormente, em Londres e Los Angeles. Desde sua abertura, o público brasileiro vem sendo convidado a ter uma experiência genuína e única dos modos de viver do Japão contemporâneo. A JAPAN HOUSE São Paulo promove, em seus três andares, exposições, seminários, workshops e atividades que trazem ao Brasil os mais relevantes criadores e empreendedores japoneses da atualidade nas artes, no design, na moda, na gastronomia, na ciência e na tecnologia.