Martins lança último grande romance de Dumas, O Cavaleiro de Sainte-Hermine
0
Claude Schopp, pesquisador mundialmente respeitado e um dos maiores especialistas da vida e obra de Alexandre Dumas, descobriu um texto antes totalmente ignorado que se revelou, após leitura e pesquisa, como o último dos grandes romances de Dumas. A Martins traz para o público brasileiro a obra de um dos maiores romancistas franceses
O texto, infelizmente inacabado, é um gigantesco quebra-cabeças romanesco que iria abarcar toda a história da França desde o Renascimento até a época do autor: da rainha Margot ao conde de Monte Cristo.
O romance-testamento, como define o próprio Claude Schopp, foi escrito entre 1869 e 1870 e dado por perdido. Schopp o resgatou de um jornal da época onde fora publicado numa série de folhetins e o finalizou– o autor morrera antes de concluí-lo.
Repleto de batalhas navais e terrestres, O Cavaleiro de Sainte-Hermine é um romance de suspense em que o herói pretende perpetrar uma vingança, experimentando uma série de façanhas: as perseguições de Fouché, os combates de Napoleão – dentre eles a batalha de Trafalgar, onde se encontra com Nelson –, as desventuras em Roma e Nápoles, os encontros com Josefina, Talleyrand, Chateaubriand, o terrorista Cadaudal, a diplomacia, as intrigas, as conspirações e, é claro, o afeto de sua bem-amada.
Alexandre Dumas (França, 1802-1870). Um dos mais populares escritores franceses do século XIX. Autor de mais de 60 peças, 160 romances e vários livros de memórias. Pai de Alexandre Dumas, filho, também escritor, conhecido especialmente por A dama das camélias. Neto de africanos – seu avô, o marquês de
O cavaleiro de Sainte-Hermine