Brazilian Film Festival em Toronto
0
Cineastas de todas as regiões do País enviaram seus filmes para participar da mostra competitiva da segunda edição do Brazilian Film Festival of Toronto (Festival de Cinema Brasileiro em Toronto – www.brafft.com), que acontece no Canadá, entre os dias 6 e 9 de novembro, no Bloor Cinema.
Dos 234 filmes inscritos, sete são de co-produções realizadas com a Bélgica, Estados Unidos, Cuba, Espanha, Canadá, Alemanha e Portugal. A curadoria do Festival, que engloba filmes de longa, média e curta metragem de todos os gêneros (documentário, ficção, drama, comédia, animação, suspense, terror, experimental, musical e infantil) é do jornalista e crítico de cinema, Celso Sabadin. O Conselho Consultivo do Festival é formado por Paulo Mendonça (Canal Brasil) e pelos jornalistas Adhemar Altieri, Adriana de Castro, José Roberto Luchetti e Malu Mota.
A iniciativa é fruto de uma parceria entre a empresa brasileira Puente, da jornalista Cecília Queiroz e da canadense Southern Mirrors, da atriz e produtora cultural, Bárbara de
Os filmes escolhidos concorrerão ao Troféu Golden Maple, desenvolvido pelo designerNilson J. dos Santos, da Ponto & Letra. São cinco categorias: Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Diretor, Melhor Filme e o Melhor do Público. A empresa Quanta vai premiar o Melhor do Público com R$ 4.000,00 em serviços para o melhor curta e R$ 6.000,00, também em serviços, para o melhor média/longa.
Evento paralelo
Nesta segunda edição, o Festival de Cinema Brasileiro de Toronto (Brazilian Film Festival of Toronto) também realiza o UP TO 3´ (www.upto3.ca), mostra de animação de até três minutos, nas categorias – autoral e acadêmico. As inscrições estão abertas até o dia 20 de setembro e a seleção será realizada por um Conselho que reúne profissionais de diversas áreas que se utilizam da animação - games, novas mídias, autoral, publicidade, mercado de entretenimento e quadrinhos – com o objetivo de trazer uma análise de visão multidisciplinar das obras.