Exposição "Helena Carvalhosa - arte é o exercício da liberdade" Casa Contemporânea - dia 14, terça-feira
0
Casa Contemporânea reabre a exposição "Helena Carvalhosa- arte é o exercício da liberdade" dia 14, terça-feira
Com curadoria de Marcelo Salles a mostra tem um clima intimista e de convivência entre os trabalhos recentes da artista, além de dois vídeos sobre sua obraHelena Carvalhosa na abertura da exposição em novembro de 2013 e os trabalhos expostos na Casa Contemporânea
Reabriu a Casa Contemporânea com a exposição “Helena Carvalhosa – arte é o exercício experimental da liberdade”. Escolhida para dar nome à mostra, a frase de Mário Pedrosa (1900 - 1981), um dos mais importantes críticos de arte do Brasil, revela a liberdade desta artista em fazer sua arte. São mais de 40 anos de trajetória percorridos sem concessões a modismos ou ditames do mercado.
Com curadoria de Marcelo Salles, a exposição fica em cartaz até 1 de fevereiro, e reúne objetos, cerâmicas, desenhos e pinturas da produção recente da artista. Apesar das diferentes linguagens, os trabalhos se relacionam e se influenciam. “Não são relações fáceis ou diretas, na maioria das vezes não acontecem no âmbito do visível, mas como elaboração da memória, do pensamento”, explica o curador.
A mostra ocupa todos os espaços expositivos da Casa Contemporânea. “A ideia foi trazer o espírito do ateliê da artista, criando um clima intimista e de ‘convivência’ entre os trabalhos”, diz Salles. Na sala 1 estão as cerâmicas e desenhos. Na sala 2, objetos, pinturas e os cadernos da artista. Na sala superior, predominam as pinturas pontuadas por desenhos, objetos e cerâmicas. A parte externa traz instalações de Helena Carvalhosa.
Pera e Clarice Vasconcelos/ Rita Balduino (Casa Contemporânea, SP - 2012).
Helena Carvalhosa - arte é o exercício experimental da liberdade
Visitação: 14 de janeiro a 1 de fevereiro
Local: Casa Contemporânea - R. Capitão Macedo 370, Vila Mariana, São Paulo
Tel.: (11) 2337-3015 - Site: casacontemporanea370.com
Horários: terça a sexta, das 14h às 19h/ sábado, das 11h às 17h
Entrada gratuita