×
HOME BELEZA BUSINESS E NEGÓCIOS CULTURA DESTINOS EVENTOS GASTRONOMIA HOTELARIA MODA PETS SOCIAL TURISMO ZILDA BRANDÃO DICAS DE VIAGEM QUEM SOMOS TV ZILDA BRANDÃO ÚLTIMAS NOTÍCIAS FALE CONOSCO
     

Whats Instagram Instagram Facebook
×
ENCONTRE SUA NOTÍCIA

CULTURA

0

Zilda Brandão
06/09/2012 às 13:32hs


Prêmio São Paulo de Literatura - escritor Edmar Monteiro Filho

Cidade de Amparo está na final do Prêmio São Paulo de Literatura 2012 com o escritor Edmar Monteiro Filho

Cidade da região de Campinas é cenário para o romance Fita azul, um dos dez livros finalistas na categoria Melhor Livro do Ano – Autor Estreante

Morador da cidade de Amparo, na região de Campinas, o escritor Edmar Monteiro Filho é um dos finalistas do Prêmio São Paulo de Literatura 2012 com seu primeiro romance, Fita azul (editora Babel). Construído a partir de lembranças da mãe do autor sobre a infância e a adolescência vividas na cidade, o romance tem a cidade como um de seus principais cenários: é lá que nasce e vive a personagem principal até o início da vida adulta; e para lá ela volta depois de mais de 40 anos de ausência. Os costumes, a religiosidade, a paisagem urbana da Amparo das duas épocas pontuam o livro, que concorre na categoria Melhor Livro do Ano - Autor Estreante, com outros nove romances.

Fita azul trata principalmente sobre a construção da memória: como a experiência, os sentimentos, a imaginação, as escolhas pessoais e o envelhecimento contribuem para a permanente remodelação do passado. A protagonista é uma senhora que recorda os principais acontecimentos de sua vida, iniciada em época e lugar em que as mulheres tinham pouca voz e poucas alternativas de futuro além do casamento e da vida dedicada à religião ou à família. A personagem seguiu quase estritamente o roteiro que lhe foi destinado mas, revivendo o passado, ela nos revela a ebulição de sentimentos por trás da apatia de sua vida exterior.

As revelações vêm de um metafórico armário em que guarda suas lembranças, algumas bem arrumadas em cabides e prateleiras, outras perdidas em gavetas sem fundo, desordenadas justamente para que não fossem facilmente encontradas. Nesse remexer do armário e reordenar de lembranças, conhecemos as histórias secretas de suas paixões, medos, ódios e desejos sufocados ao longo dos anos pelo pragmatismo da necessidade.

Fita azul está na final do Prêmio São Paulo de Literatura na categoria Melhor Livro do Ano – Autor Estreante, concorrendo com outros nove romances. Mais 10 livros concorrem na categoria Melhor Livro do Ano; os vencedores – um em cada categoria – serão conhecidos no dia 24 de setembro, em cerimônia no Museu da Língua Portuguesa.

Sobre o autor
Nascido na Capital São Paulo, Edmar Monteiro Filho tem Amparo, onde vive atualmente, como sua cidade de adoção. Formado em Ciências Biomédicas, foi como funcionário do Banco do Brasil que ele viajou o País recolhendo os relatos que depois utilizou em seus contos, muitos dos quais premiados. Já publicou os livros Halma húmida (poesia, edição do autor, 1997), Às vésperas do incêndio (contos, edição do autor, 2000) e Aquários (contos, Fundação Catarinense de Cultura, 2000) e Que fim levou Rick Jones? (contos, 2010). Desde 1997 ministra oficinas literárias de contos em várias cidades. Fita Azul, publicado em 2011, é seu primeiro romance.

Sobre o Prêmio
O Prêmio São Paulo de Literatura foi criado em 2008 pelo Governo do Estado de São Paulo como forma de valorizar a produção literária e estimular novos autores. Hoje, é o maior prêmio literário em valor oferecido aos ganhadores: R$ 200 mil para o Melhor Livro do Ano e mais R$ 200 mil para o Melhor Livro do Ano – Autor Estreante. Cada categoria tem 10 finalistas, escolhidos por um júri inicial composto por professores, livreiros, críticos literários e bibliotecários. Todos são romances de ficção, publicados originalmente no Brasil, em língua portuguesa, no ano de 2011. Os dois vencedores estão sendo escolhidos por um júri final, composto de outras cinco pessoas ligadas à literatura.






ENVIE PARA UM AMIGO

Leia mais sobre Cultura

LEIA TAMBÉM:
COMENTÁRIOS


Adicione seu comentário

Nome:
Email:
Cidade e Estado:
Comentário