Douro Film Harvest - Brasil é homenageado esta semana em festival de cinema português
0
O Douro Film Harvest® (DFH), festival de cinema português, que começou nesta segunda-feira, dia 5, terá um dia dedicado ao Brasil: 7 de setembro. Na ocasião, os visitantes poderão conferir o documentário Senna e o filme Alô, Alô Carnaval com Carmen Miranda, além de uma homenagem à estrela luso-brasileira e aos convidados de honra, Cacá Diegues e José Wilker. Em estréia absoluta na Europa, a película estava guardada pela Cinemateca do Rio de Janeiro e vai poder ser vista gratuitamente na praia do Pinhão, ao ar livre.
A terceira edição do evento, que este ano tem o Brasil como país convidado, segue até o dia 11, no Douro, em Portugal. O Douro Film Harvest é um encontro internacional de cinema que tem como um dos principais objetivos apresentar os belos cenários desta região vinícola, classificada Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO, tendo o cinema como pano de fundo. O Brasil também marca presença na Ruby Selection, seção que destaca a riqueza e transformação proporcionadas pelo Novo Mundo nas colheitas de vinhos e filmes. Em cartaz: Tieta do Agreste, Chuvas de Verão, Quilombo, O Maior Amor do Mundo, Alô Alô Carnaval, Orfeu Negro, Carlota Joaquina, Cidade Baixa, Senna e Lula O Filho do Brasil.
O Douro Film Harvest®, organizado pelo Turismo do Douro, é presidido por Manuel Vaz, tem direção artística do produtor e realizador Ivan Dias e conta com o apoio do Turismo de Portugal. O evento trouxe a Portugal, pela primeira vez, Sophia Loren, entre outros grandes nomes da Sétima Arte – como a atriz Andie MacDowell, os diretores Carlos Saura e Milos Forman, e compositores e músicos, tais como Gustavo Santaolalla e Kyle Eastwood. Antonio Alaby e Edson Athayde também marcaram presença na edição de 2010.