Secretaria de Estado da Cultura realiza em Poá exposição de grafite
0
A partir do dia 21/6, a arte de grafiteiros consagrados nacional e internacionalmente fica exposta no Centro Cultural Taiguara; mostra, produzida pelo Museu Afro Brasil, tem entrada gratuita
O grafite, influenciado pela cultura do hip-hop e do rap americano, teve seus primeiro registros no Brasil no final da década de 70, ganhou força nas ruas nos anos 80 e hoje é considerado uma arte no mundo todo. A partir do dia 21 de junho, pioneiros do movimento e artistas atuais, consagrados dentro e fora do país, podem ser vistos em exposição realizada pela Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Sistema Estadual de Museus (SISEM), no Centro Cultural Taiguara, em Poá.
Na mostra itinerante “Afro Brasil Graffiti”, produzida pelo Museu Afro Brasil, de São Paulo, as 13 obras expostas se destacam pela sofisticação, saindo do contexto das ruas para ganhar as mais importantes galerias de arte do mundo. Com dimensões que variam entre 1,69m² até 6m², as imagens retratam o cotidiano da capital paulista de maneira lúdica e, em algumas vezes, com certo humor.
Personagens tipicamente brasileiros, como os índios, são retratados em situações atuais e em meio a símbolos da contemporaneidade, nas imagens de Nunca. Nas de Alex Hornest (Onesto), os tipos estão sempre ocupados construindo algo, como pequenos duendes atarefados na feitura de sonhos. Os artistas Kboco, Spetto, Ciro Shu e Melin, presentes também por meio de seus desenhos no Centro Cultural Taiguara, mostram que apesar de ser executada com técnicas diferentes, a arte grafite tem em comum o repertório de cores vibrantes.
Exposição “Afro Brasil Graffiti”
Período: de 21/6 a 10/9/2011
Abertura: 21/6, às 15h
Local: Centro Cultural Taiguara (Alameda Pedro Calil, nº 50 – Centro- Poá/SP)
Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Informações: (11) 4638-8804 / 4639-2765
Entrada: gratuita