Exposição "Islã: Arte e Civilização", em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo, termina dia 27 de março
0
Fonte islâmica: moedas arremessadas por visitantes foram doadas para o SOS Petrópolis
Termina no domingo, dia 27 de março, a exposição “Islã: Arte e Civilização”, em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo (CCBB – SP) desde 17 de janeiro. Com curadoria de Rodolfo de Athayde e do Prof. Dr. Paulo Daniel Farah, a mostra reúne 307 obras dos séculos VIII ao XXI, trazidas dos principais museus da Síria e do Irã.
A exposição recebeu 135 mil visitantes até o último domingo, 13 de março e a previsão é de que até o último dia, cerca de 175 mil pessoas passem pelo CCBB-SP para conferir “Islã”.
Fonte dos desejos – Um dos destaques da mostra foi a fonte islâmica, localizada na entrada do prédio, onde os visitantes do CCBB-SP espontaneamente começaram a arremessar moedas, fazendo pedidos. O dinheiro arrecadado - R$ 135,00 - foi depositado na conta do SOS Petrópolis, do Banco do Brasil, em prol das vitimas da chuva na serra carioca.
ARTE E CIVILIZAÇÃO – Ocupando todo o espaço expositivo do CCBB – SP, “Islã” tem peças de ourivesaria, mobiliário, tapeçaria, vestuário, armas, armaduras, utensílios, mosaicos, cerâmicas, objetos de vidro, iluminuras, pinturas, caligrafia e instrumentos científicos e musicais. Trata-se de um acervo pouco visto internacionalmente e inédito no Brasil.
Também estarão expostas peças vindas de países da África, como Mauritânia, Marrocos, Líbia e Burkina Faso, além do Líbano e do Brasil (manuscritos produzidos por muçulmanos), pertencentes ao acervo da BibliASPA (Biblioteca e Centro de Pesquisa América do Sul-Países Árabes). Além de obras de Nigéria, Mali e da cultura Tuaregue (povos nômades do Saara e do Sahel), do acervo Casa das Áfricas.