×
HOME BELEZA BUSINESS E NEGÓCIOS CULTURA DESTINOS EVENTOS GASTRONOMIA HOTELARIA MODA PETS SOCIAL TURISMO ZILDA BRANDÃO DICAS DE VIAGEM QUEM SOMOS TV ZILDA BRANDÃO ÚLTIMAS NOTÍCIAS FALE CONOSCO
     

Whats Instagram Instagram Facebook
×
ENCONTRE SUA NOTÍCIA

CULTURA

0

Zilda Brando
19/11/2010 às 10:40hs




Instituto de Arte Contemporânea apresenta a exposição “Mira Schendel: Avesso do Avesso” de 20 de novembro a 27 de fevereiro de 2011.

Com curadoria de Cauê Alves, a mostra foca os trabalhos em papel da artista, revelando a importância do material em sua carreira e o modo como soube explorar suas potencialidades

Serão expostas mais de 100 obras produzidas entre os anos 1950 e 1980, a maioria de coleções particulares, pouco conhecidas pelo público



O IAC – Instituto de Arte Contemporânea – apresenta entre os dias 20 de novembro de 2010 a 27 de fevereiro de 2011 a exposição “Mira Schendel: Avesso do Avesso”. Com curadoria do professor Cauê Alves, a mostra reúne cerca de 160 obras, todas em papel, produzidas por Mira Schendel (Suíça, 1919 – Brasil, 1988) entre as décadas de 1950 e 1980.

Na exposição, se verá o papel-arroz de suas Monotipias, com linhas traçadas que despertam o vazio e definem as relações espaciais. São obras de dimensões pequenas (na vertical, com a altura tendo o dobro da largura, geralmente 46 x 23 cm), intimistas, mas “muito bem resolvidas e verdadeiras”, segundo o curador. O papel-arroz também está presente nas séries Bordados, com desenhos em motivos geométricos, e Bombas, cujos contornos são borrados e os limites indefinidos.

 A chegada de Mira Schendel ao objeto, como em Droguinhas (folhas de papel-arroz retorcidas e trançadas) e nos seus Objetos gráficos (papéis prensados entre placas de acrílico e pendurados por fios de nylon transparentes), se deve a ação de trabalhar pelo avesso, de tecer por trás. “Mas é um avesso que não se opõe ao direito, um atrás que é simultaneamente frente, é transparência, é avesso do avesso”, explica o curador.



Mira Schendel – Pintora e desenhista, Myrrha Dagmar Dub nasce em Zurique, na Suíça, em 1919, e se muda para Milão, na Itália, na década de 1930, para estudar arte e filosofia. Por causa da Segunda Guerra Mundial, abandona os estudos e vai para Roma.


Exposição “Mira Schendel: Avesso do Avesso”

Local: IAC – Instituto de Arte Contemporânea
Endereço: Edifício Joaquim Nabuco – Rua Maria Antonia, 242
Telefone: (11) 3255-2009 - Site: www.iacbrasil.org.br
Abertura para convidados: 20 de novembro, das 11h às 14h
Período de exposição: 21 de novembro a 27 de fevereiro de 2011
Horário: De terça-feira a sábado, das 10 às 18h/ Domingo, das 12h às 17h
Entrada gratuita
Patrocinador oficial Deustsche Bank

 






ENVIE PARA UM AMIGO

Leia mais sobre Cultura

LEIA TAMBÉM:
COMENTÁRIOS


Adicione seu comentário

Nome:
Email:
Cidade e Estado:
Comentário